Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_NilzaRosadosSantos.pdf646,92 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGarcia Cordero, Osvaldo Homero-
dc.contributor.authorSantos, Nilza Rosa dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Nilza Rosa dos. Desenvolvimento motor e alfabetização: análise da intervenção pedagógica dos professores generalista e de educação física. 2012. xi, 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-licenciatura, Pólo Ariquemes -RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractSegundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Deste modo, esta pesquisa busca compreender quais as principais diferenças entre os níveis de desenvolvimento motor de escolares submetidos à intervenção de professores generalista e professores de Educação Física no período da alfabetização. Tendo o objetivo de analisar o impacto que a intervenção de ambas os educadores nas realizações das atividades lúdicas, e salientar o quanto a figura do educador físico é importante nas turmas de series iniciais. Tratou-se de uma pesquisa prática, utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, pois este tem como objetivo identificar a importância do lúdico na educação e na alfabetização, dando enfoque ao valor psicopedagógico atribuído por educadores em suas práticas educativas. Na pesquisa de literatura tem muitos autores como (OLIVEIRA, 2001; FONSECA, 1993,2004, 2008; LURIA, A.R., 1991) que abordam a importância da psicomotricidade e seu auxilio no desenvolvimento da aprendizagem desses alunos. Lembrando que estimulação psicomotora incorporada a currículos e projetos educacionais, nos quais a criança possa se utilizar dessa ferramenta que é o seu corpo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordCapacidade motora nas criançasen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordEducação física para criançasen
dc.titleDesenvolvimento motor e alfabetização : análise da intervenção pedagógica dos professores generalista e de educação físicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-01-04T10:04:38Z-
dc.date.available2013-01-04T10:04:38Z-
dc.date.issued2013-01-04T10:04:38Z-
dc.date.submitted2012-08-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4228-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons