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Título: As minas do movimento hip hop do Distrito Federal : a apropriação do conhecimento como o quinto elemento
Autor(es): Santos, Keila Meireles dos
Orientador(es): Santos, Deborah Silva
Assunto: Grupos sociais
Negros - identidade racial
Música
Acesso à informação
Inclusão social
Data de apresentação: 15-Dez-2011
Data de publicação: 10-Jan-2013
Referência: SANTOS, Keila Meireles dos. As minas do movimento hip hop do Distrito Federal: a apropriação do conhecimento como o quinto elemento. 2011. viii, 92 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo analisa o movimento hip hop no Distrito Federal (DF), tendo como sujeitos da pesquisa mulheres com idade entre 15 e 29 anos que integram os quatro elementos do hip hop (MC, grafite, break-dance, DJ). O estudo compreende jovens do movimento hip hop que é visto muitas vezes como cultura popular, subcultura e/ou cultura/movimento alternativa(o). Identifica uma lacuna na participação feminina nos eventos do hip hop e nos estudos acerca da participação delas na cultura/movimento hip hop. Entre as jovens que participam ativamente, o hip hop é definindo como espaço de construção identitária e no qual encontram reconhecimento. Os elementos culturais desse movimento social trazem novos significados para suas vidas e proporciona espaço de integração e de resistência através do fortalecimento das identidades negras e de gênero das chamadas minas, que significa menina ou garota. Trata de pesquisa qualitativa na qual realizamos grupos de discussão, entrevistas narrativas e observações in loco, com o objetivo de investigar o cotidiano e a vida das minas antes e depois de ingressarem no hip hop. Conclui que as minas hip hoppers denunciam sua invisibilidade e a falta de reconhecimento que resulta do machismo, do sexismo e do racismo existente na sociedade e que é refletido no hip hop. Elas são consonantes ao enfatizar que o conhecimento é o quinto elemento do hip hop. O conhecimento é adquirido através da educação formal e informal e é o principal instrumento delas na luta contra a discriminação racial e de gênero. Recomenda o incentivo do Estado com a participação da sociedade civil na construção e na manutenção de políticas públicas de acesso à cultura e à informação nas bibliotecas públicas e nas posses das periferias do DF. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study analyzes the hip hop movement at Distrito Federal (DF), having as subjects of the research women with ages between 15 and 29 years who integrate the four elements of hip hop (MC, graffiti, break-dance, DJ). The study reaches young people from the hip hop movement which is seen many times as popular culture, subculture and/or alternative culture/movement. It identifies a blank of the female involvement in hip hop events and studies regarding their participation in the Hip hop culture/movement. Among the young women who actively participate, the hip hop is defined as the place of identity construction, and where they find recognition. The cultural elements of this social movement bring new meanings to their lives and provide an integration place, and also resistance through the strengthening of black people´s identity and of the gender of the called minas, which means girl. It is about a qualitative research in which we realize groups of discussion, narratives interviews and observations in loco, with the objective of investigate the routine and minas' daily lives before and after joining hip hop. It concludes that the hip hoppers minas denounce their invisibility and lack of recognition resulted of the chauvinism, sexism and racism existing in the society which is reflected in the hip hop. They are consonant in emphasizing that knowledge is the fifth hip hop element. Knowledge is acquired through the formal and informal education, and it is their main tool in the fight against racial and gender discrimination. It indicates an encouragement from the State with the civil society participation in the construction and maintenance of public politics of access to culture and to information in public libraries and inauguration of suburbs at DF.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2011.
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