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Título: As ações de responsabilidade social corporativa e o comprometimento dos funcionários : o caso do Senado Federal
Autor(es): Aguiar, Ana Luiza Duarte
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Responsabilidade social
Marketing social
Comprometimento organizacional
Data de apresentação: 28-Set-2012
Data de publicação: 10-Jan-2013
Referência: AGUIAR, Ana Luiza Duarte. As ações de responsabilidade social corporativa e o comprometimento dos funcionários: o caso do Senado Federal. 2012. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O processo de distribuição de atividades produtivas desencadeou a preocupação da sociedade com os impactos causados pelas atividades desenvolvidas pelas organizações. A pressão das comunidades demandam atitudes que proporcionem o desenvolvimento ético e cultural da organização aliado à prosperidade da sociedade. O conceito de responsabilidade social corporativa surge para proporcionar um cenário que possibilite o reconhecimento social associado ao alcance dos objetivos econômicos organizacionais. Entretanto, a valorização de atividades sociais na administração pública depara-se com barreiras burocráticas que dificultam a sua realização de maneira transparente e em conformidade com a lei. Este trabalho vislumbrou identificar as ações de responsabilidade social e o comprometimento dos funcionários de uma instituição pública. Dessa maneira, objetivou-se analisar se as práticas de responsabilidade social estão alinhadas com as etapas da gestão da responsabilidade social, e, ainda com a conscientização e contribuição de seus funcionários. Para tanto, a pesquisa realizada contou com a participação de 370 funcionários que compõem o quadro de uma Instituição pública. O estudo é composto por duas etapas. A primeira objetivou identificar as ações de responsabilidade social praticadas pela Organização. A segunda teve como foco a identificação de variáveis abordadas necessárias à implantação e consolidação da gestão da responsabilidade social e comprometimento dentro da organização, concomitante à comparação das percepções dos funcionários para com a empresa e com suas próprias iniciativas. Quanto aos resultados, observou-se que, embora a Organização realize práticas socialmente responsáveis, poucos dos funcionários conseguem perceber a integração com o tema, não havendo divulgação das etapas condizentes à gestão socialmente responsável, tampouco a participação eficaz dos integrantes da organização. É imprescindível, para a gestão da responsabilidade social, a realização de seus estágios, bem como é necessário aplicar políticas de marketing social para promover mudanças sociais que mobilizem a perpetuidade das práticas sociais ao longo do tempo, integrando valores associados à mudança de comportamento dos funcionários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
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