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dc.contributor.advisorFreitas, Christiana Soares de-
dc.contributor.authorCesar, Andréia Luiza Corrêa-
dc.identifier.citationCESAR, Andréia Luiza Corrêa. Impactos sociais e econômicos da adoção do software público i-Educar na gestão escolar. 2012. 84 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.en
dc.description.abstractA iniciativa governamental de criar o Portal do Software Público Brasileiro, um ambiente virtual destinado à disponibilização de softwares de interesse público e ao desenvolvimento compartilhado de conhecimento tecnológico, revela uma característica do estágio atual da Sociedade da Informação: a crescente importância das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs – e de bens intangíveis, como o conhecimento. Neste espaço virtual o software é tratado como um bem público, objeto de compartilhamento para toda a sociedade. O presente trabalho parte desse pressuposto para iniciar a análise dos impactos sociais e econômicos do software i-Educar, analisando a possibilidade de geração de emprego e renda às pessoas que prestam algum tipo de serviço para os usuários desta ferramenta de informatização da gestão escolar. O estudo dedicou-se ainda à apreciação da expansão e consolidação dos princípios democráticos da publicidade, responsividade e porosidade decorrentes da utilização do Portal e mais especificamente do i-Educar. A recente criação e normatização do software público e a idealização do Portal podem explicar os poucos estudos sobre este assunto, o que reforça a importância desse trabalho. As entrevistas e questionários realizados revelaram o potencial que uma ferramenta tecnológica tem para ampliar a cidadania, o acesso à informação e a participação social. No entanto, a real contribuição de um portal governamental para o sistema democrático e, consequentemente, para a efetivação de políticas públicas está intimamente relacionado à integração de novos atores no processo decisório e à efetiva participação desses atores que, neste caso, requer a mudança em alguns modelos mentais arraigados na sociedade brasileira atual.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãoen
dc.subject.keywordSoftware gratuitoen
dc.subject.keywordInovações educacionaisen
dc.subject.keywordGoverno eletrônicoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento organizacionalen
dc.titleImpactos sociais e econômicos da adoção do software público i-Educar na gestão escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-01-15T17:28:33Z-
dc.date.available2013-01-15T17:28:33Z-
dc.date.issued2013-01-15T17:28:33Z-
dc.date.submitted2012-07-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4343-
dc.language.isoPortuguêsen
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