Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4366
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CassiaBatistadeAndradeCambui.pdf377,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais no Colégio Estadual Dona Torinha e Colégio Estadual Padre Bazzon de Luziânia - GO
Autor(es): Cambuí, Cássia Batista Andrade
Orientador(es): Santos, Karina Cunha dos
Assunto: Estudantes deficientes
Educação especial
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 21-Jan-2013
Referência: CAMBUÍ, Cássia Batista Andrade. Perfil dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais no Colégio Estadual Dona Torinha e Colégio Estadual Padre Bazzon de Luziânia - GO. 2012. 32 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.
Resumo: As necessidades educacionais especiais constituem um verdadeiro impasse devido a complexidade de se conceituar tal termo, já que este apresenta grande número de abordagens. O desenvolvimento deste trabalho pressupõe uma analise do processo educacional dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, bem como a compreensão das barreiras que dificultam o trabalho docente daqueles que atuam com esse público específico em duas escolas públicas do município de Luziânia-GO, especialmente em relação ao desenvolvimento da aprendizagem. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar o perfil dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, no Colégio Estadual Dona Torinha e no Colégio Estadual Padre Bazon, no município de Luziânia-GO. Os indivíduos portadores de necessidades educacionais especiais, historicamente vistos como doentes e incapazes, sendo alvos da caridade popular e da assistência social. Porém, toda pessoa tem o direito fundamental a educação e a ela deve ser dada a oportunidade de atingir e manter um nível aceitável de aprendizagem. Os currículos devem ser adaptados as necessidades dos alunos e não o inverso. A partir da LDB nº 4.024/61, a política nacional de educação surge a recomendação de integrar no sistema geral de ensino a educação de excepcionais, como eram chamados na época, as pessoas deficientes. O desconhecimento e a falta de informações acerca das necessidades educacionais especiais, ainda nos dias atuais, infelizmente, geram visões distorcidas a respeito dessas deficiências, o que associado ao preconceito e à falta de recursos adequados para um efetivo trabalho especializado. Dessa forma, é importante compreender o que vem a ser o atendimento especializado, aos alunos com necessidades educacionais especiais, que assim como outros tipos de deficiência requerem algum tipo de recursos pedagógicos ou metodologias didáticas específicos, que, no entanto não podem limitar-se às atividades curriculares. O presente trabalho se desenvolve por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativo, enfatizando a descrição do fenômeno da educação de alunos portadores de necessidades educacionais especiais, visando compreender o processo segundo o qual se desenvolve o ensino especial em duas escolas da rede estadual do município de Luziânia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.