Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4396
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariaAparecidaSousaBarros.pdf298,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da formação docente na qualidade do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental no município de Valparaíso de Goiás
Autor(es): Barros, Maria Aparecida Sousa
Orientador(es): Jaramillo, Paula Marcela Duque
Assunto: Professores de ciência - formação
Qualidade (Educação)
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 23-Jan-2013
Referência: BARROS, Maria Aparecida Sousa. A influência da formação docente na qualidade do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental no município de Valparaíso de Goiás. 2012. 27 f. Monografia (Licenciatura em Biologia a Distância)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade compreender, de maneira geral, a influência da formação docente na qualidade do ensino de ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Valparaíso de Goiás. Para tanto é, preciso compreender que a qualidade da educação entendida como fenômeno deve ser abordada a partir de várias perspectivas. Em muitas regiões, a falta de professores com a adequada formação enseja a contratação de professores leigos, combinando, em prejuízo da educação, menos qualificação e remuneração mais baixa; ou então, a contratação de profissionais formados em outras áreas, sem formação pedagógica. No caso específico de Valparaiso além destas ações, o município pode e deve trabalhar para a elevação do perfil de qualificação dos seus profissionais do magistério garantindo que a qualidade dos processos de recrutamento, seleção e de contratação de profissionais competentes se situe basicamente na realização de concursos bem elaborados, visto que aos sistemas de ensino importa contratar os melhores. O presente trabalho procura problematizar o fato de que ainda é possível encontrar professor sem formação superior ou estudantes em processo de formação inicial, exercendo função docente. Deste modo, a pesquisa tomou como referencia a seguinte questão: quais são os saberes e práticas dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas publicas de Valparaiso de Goiás no desenvolvimento da disciplina Ciências na sala de aula. Constatamos que os desafios são muitos, mas acreditamos que é possível superar as dificuldades. No entanto, é necessário um esforço coletivo para reformar a docência e iniciar o processo de transformação da educação; mas para isso ocorrer, é preciso que os professores acreditem no que estão fazendo, que sua opção pela mudança seja real e verdadeira.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons