Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VanilzaRosariadeOliveira.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A arte da cerâmica local
Autor(es): Oliveira, Vanilza Rosaria de
Orientador(es): Oliveira, Daniela de
Assunto: Artesanato
Cerâmica
Arte decorativa
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 7-Fev-2013
Referência: OLIVEIRA, Vanilza Rosaria de. A arte da cerâmica local. 2011. 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasiléia-AC, 2011.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as técnicas de uso da argila na produção de arte com cerâmica e levantar informações históricas, as relações culturais e sociais associadas às características da região, bem como os procedimentos adequados para concretização de trabalhos artísticos na região acreana. Fundamentado em pesquisas literárias específicas e em experiências de artistas locais e principalmente profissionais locais, como Felipe Espina, que além de contribuir com suas idéias e processos de formação profissional de jovens na área, inspirou o planejamento e realização da oficina de arte em cerâmica junto a alunos da rede pública de ensino do município de Epitaciolândia. Com base nos conhecimentos compartilhados no curso de formação profissional em cerâmica artesanal, foi elaborado e planejado uma proposta pedagógica que configura a realização de uma oficina de arte em cerâmica, dentro da proposta curricular de ensino a alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, como prevê os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. A experiência reflete-se no corpo do texto, que inclui relatos de observações e registros de entrevistas e idéias dos envolvidos nas atividades em estudo. A aplicação das técnicas de produção de objetos em cerâmica, com crianças e adolescentes traduz uma experiência ímpar da arte moderna com recursos tradicionais, que expressam uma linguagem atual e envolvente, no mundo das artes na escola. Sentimentos, pensamentos e fantasias se anunciam em meio a argila que ganha forma e cores personalizadas, despertando a criatividade e pronunciando a imaginação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons