Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4474
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ElisangeladeSousaDourado.pdf2,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O artesanato como meio de ressocialização para os reeducandos da Penitenciária Masculina de Tarauacá (Moacir Prado)
Autor(es): Dourado, Elisângela de Sousa
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Coorientador(es): Antezana, Sofia Lorena Vargas
Assunto: Artesanato
Integração social
Reabilitação de criminosos
Presidiários
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 8-Fev-2013
Referência: DOURADO, Elisângela de Sousa. O artesanato como meio de ressocialização para os reeducandos da Penitenciária Masculina de Tarauacá (Moacir Prado). 2011. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Feijó, 2011.
Resumo: A presente monografia analisa o artesanato como meio de ressocialização para os reeducandos da penitenciária masculina de Tarauacá (Moacir Prado). Abordado uma arte tão pouco conhecida e valorizada, buscando analisar a importância dessa arte, sobretudo do artesanato inserido dentro do presídio para o processo de ressocialização dos reeducandos. Dessa forma preparando-os para o retorno a sociedade e o preparo para o mercado de trabalho. Utilizou-se aqui uma metodologia por meio de abordagem qualitativa, sendo que inicialmente foi feito um estudo teórico. Posteriormente foram feito questionários e entrevistas com os detentos, agente penitenciário e equipe gestora do presídio. Fez parte também do trabalho de campo, visitas e observações na Unidade Prisional e analise dos projetos existentes no presídio. O estudo Aponta que a arte inserida dentro do presídio e capaz de beneficiar os reeducandos envolvidos e, conseqüentemente a sociedade em geral. Conclui-se que a arte em si, logo o artesanato pode ser meio para a ressocialização dos reeducandos, contribuindo com a recuperação da autoestima, autoconfiança e despertando novas perspectivas de vida aos envolvidos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons