Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4486
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MartaNevesBezerra.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A inserção do ensino da cultura das artes Yawanawá na disciplina de artes nas escolas de ensino fundamental no município de Tarauacá
Autor(es): Bezerra, Marta Neves
Orientador(es): Oliveira, Renata Azambuja de
Assunto: Arte indígena
Índios - vida e costumes sociais
Arte na educação
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 15-Fev-2013
Referência: BEZERRA, Marta Neves. A inserção do ensino da cultura das artes Yawanawá na disciplina de artes nas escolas de ensino fundamental no município de Tarauacá. 2011. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tarauacá, 2011.
Resumo: Este trabalho mostrará a importância em inserir o estudo da cultura Yawanawá na disciplina de Artes das escolas de Ensino Fundamental do município de Tarauacá, dentro de uma perspectiva interdisciplinar e de valorização cultural, tendo em vista a história do município de Tarauacá e da formação de sua identidade cultural que provém da cultura indígena. Detentores de uma cultura riquíssima em cores, formas de expressão, esses povos foram expulsos de seu território e obrigados a acabar com a sua cultura. Lutando muito por sua preservação cultural os indígenas alcançaram algumas conquistas e hoje já tem seus territórios demarcados. A Arte indígena está presente em todas as atividades indígenas, que são realizadas através das danças, pinturas corporais, dentre outros elementos que são fundamentais no âmbito da sociedade indígena. Este trabalho foi desenvolvido através de uma analise bibliográfica e uma pesquisa aplicada. Em relação à abordagem se deu de forma qualitativa e sob o ponto de vista descritivo, dentro dessa metodologia fiz uma análise da importância da Arte indígena Yawanawá e sua inserção no currículo escolar das aulas de Artes nas escolas de Ensino Fundamental do município como Proposta Pedagógica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons