Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_YuliLimaHostensky.pdf207,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Turismo informacional : o início de uma nova fase
Autor(es): Hostensky, Yuli de Lima
Orientador(es): Siqueira, Deis E.
Assunto: Turismo
Sociedade pós-industrial
Informacionalismo
Data de apresentação: 2-Fev-2004
Data de publicação: 29-Jul-2009
Referência: HOSTENSKY, Yuli de Lima. Turismo informacional: o início de uma nova fase. 2004. 71 f. Monografia (Especialização em Turismo e Hospitalidade)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: Ao mesmo tempo em que uma nova sociedade começava a se formar a partir de meados da década de 50, o turismo registrava os primeiros sinais de retomada de crescimento. A estrutura social emergente naquele período foi denominada de “sociedade pós-industrial” e a etapa de desenvolvimento do turismo que teve início naquela ocasião recebeu o nome de “turismo de massas”. Uma vez que surgiram no mesmo período histórico, os fatores e características da sociedade pós-industrial foram incorporados nas explicações sobre o crescimento do turismo de massas. Nos anos 90, as principais afirmações e previsões dos teóricos do pós-industrialismo sofreram ressalvas de ordem teórica e empírica que afetam profundamente os estudos turísticos. O informacionalismo consolida-se como esquema conceitual para interpretar as mais recentes transformações na sociedade, na economia e na cultura, e implica uma redefinição na data e no nome da última fase de desenvolvimento do turismo. As crises do petróleo dos anos 70 é o acontecimento histórico proposto como marco inicial deste novo estágio. Turismo informacional é o nome sugerido para esta nova fase.
Abstract: At the same time that a new society has begun to take place in the middle of fifty’s, the tourism registered the firsts signs of growing retake. The social structure emergent in that period was denominated “post-industrial society” and the stage of tourism development received the name of “mass tourism”. Because they have appeared in the same historic period, the factors and characteristics of post-industrial society was incorporated in explanations about mass tourism growth. In the ninety’s, the main affirmation and forecasting of post-industrialism researchers was object of exception in theoretical and empiric order that affected tourism studies deeply. The informationalism become the conceptual schema to interpret the most recent transformations on society, economic and culture, and redefine the date and name of the last phase of tourism development. The oil crisis in seventy’s is the historic event proposed as initial mark of this new stage. Informational tourism is the name suggested for this new phase.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2004.02.TCC.453
Aparece na Coleção:Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.