Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4584
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ClaudienePeresCostadeOliveira.pdf305,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância dos jogos e brincadeiras como métodos de aprendizagem da educação física para a socialização da criança
Autor(es): Oliveira, Claudiene Peres Costa de
Orientador(es): Fernandes, Gabriel Francisco Martins
Assunto: Brincadeiras
Atividades lúdicas
Socialização
Educação física para crianças
Data de apresentação: Jul-2012
Data de publicação: 11-Mar-2013
Referência: OLIVEIRA, Claudiene Peres Costa de. A importância dos jogos e brincadeiras como métodos de aprendizagem da educação física para a socialização da criança. 2012. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Planatina-DF, 2012.
Resumo: Brincar faz parte do mundo das crianças e da sua socialização, sendo assim a escola torna-se um ambiente favorável a essa prática, aperfeiçoando o conhecimento que a criança trás consigo e compartilha com as demais crianças. Jogos e brincadeiras surgiram como estratégias pedagógicas para o desenvolvimento ensino aprendizagem, uma vez que as crianças aprendem com facilidade, aprendem a tomar decisões, tornando-se pessoas críticas. Na Educação Física, é indispensável favorecer a realização de atividades lúdicas, pois elas estimulam a aprendizagem, o desenvolvimento, a socialização e a construção do conhecimento, já que o lúdico faz parte da cultura infantil e é expresso nas ações, expressões e gestos da criança. Deve ser compreendida como uma disciplina que integrada ao contexto escolar que auxilia na construção da cidadania, por abordar a cultura corporal e introduzir e integrar o aluno à realidade, sendo um individuo capaz de produzir essa realidade, reproduzi-la e ao mesmo tempo transformá-la. As atividades lúdicas contribuem de forma significativa para o processo, possibilitando a criança maior interação e ao mesmo tempo, preparando-a para a vida em sociedade diante de regras impostas pela mesma. A pesquisa buscou conhecer como são utilizados os jogos e brincadeiras dentro das aulas de Educação Física nas séries iniciais de escolas publicas de rede municipal. Para a obtenção de dados foram utilizados como ferramentas metodológicas, questionário aberto com questões referentes a significação de jogos e brincadeiras, sua utilização, como são utilizados dentro da unidade escolar e sua contribuição no processo de socialização das crianças. Para o enriquecimento da pesquisa utiliza-se entrevista com professores com o intuito de saber a compreensão dos mesmos sobre a importância da Educação Física de pleno aprendizado por parte dos alunos tendo o professor um desses conhecimentos. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Play is part of the world of children and their socialization, so the school becomes an environment conducive to this practice, perfecting the knowledge that the child back with you and share with other children. Play games and emerged as teaching strategies for developing teaching and learning, since children learn easily, learn to make decisions, making it critical people. In physical education, is essential to promote the realization of recreational activities, because they stimulate the learning, development, socialization and knowledge construction, as playfulness is part of children's culture and is expressed in actions, expressions and gestures of the child. It should be understood as an integrated discipline that the school environment that assists in the construction of citizenship, by addressing the physical culture and to introduce and integrate the student to actually being able to produce an individual that actually play it while turning it. The recreational activities contribute significantly to the process, allowing greater interaction and the child while preparing them for life in society against the rules imposed by society. The research aimed to know how they are used and play games within physical education classes in early grades of public schools in the municipal network. To obtain data were used as methodological tools, open questionnaire with questions regarding the significance of games and activities, their use, they are used within the school unit and its contribution to the socialization process of children. To enrich the research used to interview teachers in order to know the same understanding of the importance of physical education in its own learning by students with the knowledge of a teacher.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons