Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4605
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DiegoFonsecadeMelo.pdf825,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da extensão rural e do cooperativismo na inserção do uso de ferramentas de gestão e desenvolvimento de produtores rurais familiares : o caso da Cooperativa Multiflor
Autor(es): Melo, Diego Fonseca de
Orientador(es): Gomes, Luciana de Oliveira Miranda
Assunto: Cooperativismo
Administração rural
Agricultura familiar
Desenvolvimento rural
Data de apresentação: 26-Fev-2013
Data de publicação: 14-Mar-2013
Referência: MELO, Diego Fonseca de. O papel da extensão rural e do cooperativismo na inserção do uso de ferramentas de gestão e desenvolvimento de produtores rurais familiares: o caso da Cooperativa Multiflor. 2013. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar o caso da Cooperativa de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do Distrito Federal – Multiflor, demonstrando como uma cooperativa instalada em uma área de produtores familiares pode influenciar na capacitação dos produtores que estão nela inseridos. Para tanto foi elaborado a revisão de literatura, discutindo os seguintes temas: conceitos de administração rural e suas respectivas ferramentas, conceitos de cooperativismo, conceitos de agricultura familiar e conceitos de extensão rural. Para a realização do presente trabalho foi pesquisado e analisado o histórico e o acompanhamento das atividades realizadas na Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do Distrito Federal - Multiflor com o intuito de verificar o seu crescimento desde a sua criação até o momento atual e a trajetória de seus associados, comparando como era a administração e a renda, provinda das atividades realizadas no ramo da Cooperativa estudada, e suas produções antes e depois de entrarem na Cooperativa, ou seja, acompanhar a evolução financeira e técnica da Cooperativa e de seus cooperados. Durante a análise foi constatado que num primeiro momento foi realizado um diagnostico estudando a viabilização de produção de flores e plantas ornamentais naquela região. Conclui-se então que para alcançar êxito no fortalecimento desta Cooperativa, várias frentes de trabalho precisam ser incrementadas como: diagnóstico mais completo da cadeia produtiva da floricultura no Distrito Federal, ações de comercialização, dispor a Cooperativa de infraestrutura física, estrutura administrativa, capacitações dos produtores, inserção dos produtores e da própria empresa na rede mundial de computadores, melhoria da estrutura de produção nas propriedades e infraestrutura de logística de comercialização. Assim, a Multiflor vem procurando ampliar tanto o número de cooperados familiares, quanto o mix de seus produtos, passando a produzir também flores de corte e paisagismo. A Floricultura no Distrito Federal, através da Multiflor, dará oportunidade para mulheres e jovens rurais excluídos socialmente da sociedade de obter renda e aumentar a autoestima e se tornarem cidadãos pequenos empreendedores rurais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons