Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4617
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SuzySayonaraRennerFerrao.pdf807,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição da ginástica laboral na manutenção da saúde dos professores da Escola Municipal Arnaldo Setti-GO
Autor(es): Ferrão, Suzy Sayonara Renner
Orientador(es): Senna, Marcus Tulius de Paula
Assunto: Doenças profissionais
Ginástica laboral
Qualidade de vida no trabalho
Professores - stress ocupacional
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 18-Mar-2013
Referência: FERRÃO, Suzy Sayonara Renner. A contribuição da ginástica laboral na manutenção da saúde dos professores da Escola Municipal Arnaldo Setti-GO. 2012. 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Planaltina-DF, 2012.
Resumo: A presente monografia tem como proposta aprofundar o estudo das relações entre o processo de trabalho docente, as reais condições sob as quais ele se desenvolve e o adoecimento físico e mental dos professores. Constituem um desafio e uma necessidade para se entender o processo saúde-doença do trabalhador docente e se buscar as associações com o afastamento do trabalho por motivo de saúde. As questões que delimitaram a pesquisa foram baseadas nos seguintes objetivos: analisar quais os fatores do ambiente escolar que contribuem para o estresse do docente, para tanto foi realizada revisão da literatura na área, buscando nas publicações dos últimos dez anos sobre pesquisas relacionadas. Identificado os aspectos envolvidos, o foco da pesquisa foi delimitado para o cotidiano do professor em sala de aula, tendo como universo a Escola Municipal Arnaldo Setti, cuja amostra selecionada foi um grupo de professor que aceitaram participar da pesquisa, que teve como objetivos específicos: verificar a percepção que os professores da referida escola, possuem sobre a própria saúde; identificar e estudar o impacto da ginástica laboral no grupo de professor, analisando todos esses dados na percepção dos atores da pesquisa. De acordo com os resultados obtidos a ginástica laboral propicia a diminuição dos agravos do sedentarismo e que, tornou-se um importante auxílio na prevenção de lesões no ambiente de trabalho. Podendo concluir-se como resultado que a ginástica laboral faz-se importante não só contribui na capacidade funcional do indivíduo, mas também ajuda na prevenção de lesões ou doenças ocupacionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons