Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4638
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IorranaLisboaCamboim.pdf2,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tentando não comer venenos : práticas e discursos em torno dos “alimentos sustentáveis”
Autor(es): Camboim, Iorrana Lisboa
Orientador(es): Lobo, Andréa de Souza
Assunto: Alimentação saudável
Ecologia agrícola
Hábitos alimentares
Agricultura familiar
Data de apresentação: 8-Mar-2013
Data de publicação: 20-Mar-2013
Referência: CAMBOIM, Iorrana Lisboa. Tentando não comer venenos: práticas e discursos em torno dos “alimentos sustentáveis”. 2013. 104 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo principal deste estudo é explicitar alguns elementos de práxis que interferem na concretização das ideologias subjacentes à sustentabilidade, analisando as (re)construções de discursos e práticas que se dão na interação entre comunidades produtoras de “alimentos sustentáveis” e integrantes de agências externas. No caso, a análise será da relação entre a agência externa Movimento Slow Food e os/as produtores/as agroecológicos de alimentos orgânicos e/ou tradicionais do Assentamento Colônia I e da Chácara Colina. Tal encontro foi estimulado por interesses convergentes, envoltos na produção e consumo de alimentos pautados pela ideologia da sustentabilidade. Como os/as interlocutores/as realizam uma “alimentação sustentável”? Como eles/as constroem suas relações? Existem tensões entre eles/as? Quais as percepções sobre esse diálogo? Estas são questões que permeiam este trabalho e que levam a uma análise sobre o movimento de padronização dos hábitos alimentares em decorrência da industrialização e da modernização da agricultura, as quais não acontecem de maneira homogênea nem impõem o desaparecimento generalizado das culturas do mundo. O que se constata, efetivamente, a exemplo da perduração do campesinato, é que as culturas estão muito presentes e ativas - fato que torna questionáveis as associações históricas entre a noção antropológica de cultura e o colonialismo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons