Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4640
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DiegoMatsuoSilvaMaeda.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo de desenvolvimento, políticas públicas e incentivos ao setor sucroenergético : estudo do caso na região de Goianésia - GO
Autor(es): Maeda, Diego Matsuo Silva
Orientador(es): Sauer, Sérgio
Assunto: Cana-de-açúcar
Biocombustíveis
Agroindústria
Energia - fontes alternativas
Data de apresentação: Fev-2013
Data de publicação: 20-Mar-2013
Referência: MAEDA, Diego Matsuo Silva. Processo de desenvolvimento, políticas públicas e incentivos ao setor sucroenergético: estudo do caso na região de Goianésia - GO. 2013. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Com o atual cenário mundial, que demanda novas fontes renováveis de energia e a diminuição de gases de efeito estufa (GEE), o setor sucroenergético coloca-se como uma área estratégica no Brasil, sendo um dos ofertantes de produtos renováveis (biocombustível). Dessa forma, é de fundamental importância um estudo que demonstre seu processo de desenvolvimento, além de avaliar a efetividade e eficiência das políticas públicas e incentivos para o setor. O setor sucroenergético tem tido grande participação no processo de desenvolvimento do país, desde a colonização com a produção de açúcar, até os dias de hoje com criação de inovações tecnológicas (especialmente a criação do moto Flex Fuel), produção de biocombustível (etanol) e a produção de bioeletricidade. Atualmente, a cadeia produtiva da cana-de-açúcar tem uma participação de 2% do PIB brasileiro, sendo o Brasil é líder mundial do setor. A cana é a cultivar mais eficiente em termos de balanço energético, quando comparada com outras cultivares utilizadas nos USA (milho) e na União Europeia (beterraba). O presente relatório de estágio, resultado de projeto de pesquisa, procura resgatar a história, desde o início do setor canavieiro até o setor sucroenergético atual, como o mesmo se desenvolveu e as atuais discussões e perspectivas O intuído deste estudo é ser uma ferramenta para melhorar a implantação de políticas públicas, garantindo um desenvolvimento sustentável do setor sucroenergético.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons