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https://bdm.unb.br/handle/10483/4689
Título: | A educação física inclusiva para portadores de necessidades especiais nas escolas do município de Água Fria de Goiás-GO |
Autor(es): | Pereira, Eliete Barbosa Santos |
Orientador(es): | Fernandes, Gabriel Francisco Martins |
Assunto: | Estudantes com necessidades educativas especiais Inclusão escolar Professores de educação física Educação física para deficientes |
Data de apresentação: | 8-Dez-2012 |
Data de publicação: | 1-Abr-2013 |
Referência: | PEREIRA, Eliete Barbosa Santos. A educação física inclusiva para portadores de necessidades especiais nas escolas do município de Água Fria de Goiás-GO. 2012. vi, 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade mostrar que a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de educação física é algo possível, bem como na capacitação dos professores e como objetivo específico identificar as dificuldades na preparação dos professores para o processo de inclusão desses alunos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e estudo de caso. Foi entrevistado quatorze professores atuantes na educação física de escolas da Rede Pública do Município de Água Fria de Goiás/GO. Para a coleta de dados utilizou-se instrumento um questionário misto apresentando questões abertas e fechadas. Após transcrições dos questionários os dados foram analisados qualitativamente. Para fundamentar o estudo as principais referências utilizadas foram a dos autores Vanja Ferreira ao mencionar propostas para os professores conhecerem as limitações e enfrentá-las na busca de superação. Mazzotta, por apresentar considerações importantes para o acesso a serviços especiais de educação e permanência dos PNEs na escola e Fonseca pela perspectiva de sensibilização e compreensão, a educação e a reabilitação de seres humanos diferentes com necessidades especiais, além dos documentos oficiais como a Declaração de Salamanca, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os PCNs e a LDB. No intuito de atingir os objetivos da educação inclusiva é necessário que haja uma renovação da escola, família e sociedade. Percebeu-se que existe uma falta de preparação dos professores de educação física, tornando cada vez mais difícil a inclusão dos PNEs nas aulas de educação física em nossas escolas, porém se houver cooperação e conscientização de todas as partes envolvidas, haverá sem dúvida um grande progresso na educação inclusiva no município. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo Planaltina, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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