Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4760
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanielleLuciaFernandesFerreira.pdf619,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A proteção jurídica aos imigrantes indocumentados : a concretização da dimensão sócio-trabalhista da matriz constitucional brasileira de 1988
Autor(es): Ferreira, Danielle Lúcia Fernandes
Orientador(es): Delgado, Gabriela Neves
Assunto: Imigrantes
Trabalhadores estrangeiros
Direito do trabalho
Direitos humanos
Data de apresentação: 25-Fev-2013
Data de publicação: 9-Abr-2013
Referência: FERREIRA, Danielle Lúcia Fernandes. A proteção jurídica aos imigrantes indocumentados: a concretização da dimensão sócio-trabalhista da matriz constitucional brasileira de 1988. 2013. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho busca assegurar a proteção jurídica aos imigrantes indocumentados. O Brasil vem se deparando com o fluxo cada vez maior de imigrantes em condições irregulares. Esses imigrantes indocumentados, devido a sua vulnerabilidade, são muitas vezes submetidos a condições subumanas e degradantes de trabalho, sem qualquer respeito aos direitos trabalhistas. Faz-se necessário, portanto, buscar mecanismos que assegurem a esses trabalhadores trabalho humano e digno. No âmbito internacional, diplomas consagram direitos mínimos que devem ser assegurados a todos os trabalhadores, afirmando os princípios da igualdade, da não discriminação e da dignidade da pessoa humana. Na esfera nacional, no entanto, a legislação infraconstitucional que regula a questão migratória encontra-se defasada, refletindo, ainda, uma política voltada à proteção do trabalhador nacional e da soberania estatal, em prejuízo a direitos humanos dos estrangeiros. Por outro lado, observa-se, em certa medida, uma tendência à adoção de uma política imigratória mais humanizada. À luz dos princípios norteadores do Estado Democrático de Direito e da dimensão sócio-trabalhista da matriz constitucional brasileira, a aplicação da teoria justrabalhista das nulidades vem garantir todos os direitos trabalhistas aos imigrantes indocumentados, concretizando a dignidade do ser humano, valor fonte da Constituição Federal de 1988.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2013.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons