Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4877
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_PauloEduardodeCamposMeneses.pdf211,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O contexto acadêmico dos estudantes indigenas da Universidade de Brasília do convênio FUB/Funai em disciplinas da área de química
Autor(es): Meneses, Paulo Eduardo de Campos
Orientador(es): Euzébio, Umberto
Coorientador(es): Mól, Gerson de Souza
Assunto: Índios - educação
Ensino superior
Universidade de Brasília (UnB)
Química - estudo e ensino (Superior)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 22-Abr-2013
Referência: MENESES, Paulo Eduardo de Campos. O contexto acadêmico dos estudantes indigenas da Universidade de Brasília do convênio FUB/Funai em disciplinas da área de química. 2012. vi, 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O processo de inclusão étnico racial vem ocorrendo como uma importante forma de reparação de desigualdades históricas que continuam a se perpetuar no processo histórico da sociedade brasileira. Em 2004 foi firmado um convênio entre a Fundação Universidade de Brasília e a Fundação Nacional do Índio destinando vagas para estudantes indígenas especialmente em cursos nas áreas de ciências exatas e biológicas da Universidade de Brasília. Perante inúmeras dificuldades adaptativas e de aproveitamento pelos estudantes, foi criada a disciplina Química Básica, para suprir as defasagens que poderiam comprometer a sua continuidade acadêmica. Com essa medida observou-se que o índice de aprovação nessa disciplina foi de 97%. Ao contrário do esperado, as reprovações em disciplinas subsequentes da área de química não diminuíram, variando entre 35% e 100%. A partir desse resultado foi proposta a criação de monitoria exclusiva e diferenciada com aulas interativas e resolução de exercícios como medida para a solução do problema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons