Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4923
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FernandaArrechea.pdf639,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atualidade de Paulo Freire no Serviço Social do Coletivo da Cidade : uma análise da atuação profissional em seu caráter educativo
Autor(es): Arrechea, Fernanda
Orientador(es): Figueiredo, Kênia Augusta
Assunto: Serviço social
Freire, Paulo, 1921-1997
Assistentes sociais
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 25-Abr-2013
Referência: ARRECHEA, Fernanda. A atualidade de Paulo Freire no Serviço Social do Coletivo da Cidade: uma análise da atuação profissional em seu caráter educativo. 2013. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho realiza uma análise sobre o caráter educativo do Serviço Social, bem como a sua relação com o pensamento de Paulo Freire, buscando apreender como suas ideias ainda hoje permeiam a ação profissional. Tal análise é feita no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Serviço Social do Coletivo da Cidade, entidade localizada na Cidade Estrutural (DF) que atua com crianças e adolescentes no contraturno escolar, marcada por histórico de mobilização social e participação comunitária. Para apreender a prática pedagógica do assistente social e a sua relação com as ideias de Paulo Freire, faz-se a análise de duas atividades desenvolvidas: a Orientação com as Famílias, que tem como objetivo discutir temas coletivamente, e os Acolhimentos, que objetivam instituir um contato inicial, sendo realizado com o responsável da criança ou adolescente, após a matrícula, a fim de obter informações acerca da situação socioeconômica familiar. Faz-se um resgate histórico das nuances ideológicas por que passou a profissão, em seu caráter educativo, situando-o na contemporaneidade, vinculado às dificuldades trazidas pelas transformações societárias recentes dadas pela conjuntura neoliberal, que traz novos desafios ao exercício profissional crítico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons