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Título: Musicalização infantil : ações contrahegemônicas na formação de crianças do 1º ano do ensino fundamental
Autor(es): Roquete, Liana Correia
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Neoliberalismo
Música na educação
Educação de crianças
Musicalização
Música e crianças
Data de apresentação: 1-Set-2010
Data de publicação: 2-Mai-2013
Referência: ROQUETE, Liana Correio. Musicalização infantil: ações contrahegemônicas na formação de crianças do 1º ano do ensino fundamental. 2010. 109 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O mundo contemporâneo vivencia mudanças, marcadas pelo processo de globalização. Com isto instala-se a hegemonia do modo de produção capitalista e do pensamento neoliberal. Esta hegemonia atua com grande poder de alcance, influenciando de modo considerável a Educação. Entretanto, o espaço educacional, constituído e constituinte da realidade social, torna-se um espaço formal de lutas hegemônicas. A escola pode estar aliada ao neoliberalismo e reproduzir seus ideais e, ao mesmo tempo, pode ser um espaço de luta, resistência e ações contra-hegemônicas. No entanto, diante das mudanças no contexto histórico, social, político e econômico, a prática pedagógica tem se rendido às leis do mercado e ao pensamento neoliberal. A mercantilização da educação e as pedagogias fundamentadas no pensamento neoliberal têm mantido e validado esta forma de organização humana que promove a exclusão social. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo a apresentação de propostas alternativas e contrahegemônicas através da musicalização infantil. A partir das reflexões fomentadas na formação em Pedagogia, foi possível a construção de uma prática docente que atua de forma resistente aos princípios neoliberais. Diante da materialização do pensamento neoliberal em uma instituição de ensino privada do DF, lançou-se a proposta alternativa em luta contra-hegemônica. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, foi possível a realização do estudo, análise e reflexão da prática pedagógica da pesquisadora em questão. As atividades em contra-hegemonia foram realizadas durante as aulas de musica de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola privada do DF. Esta proposta alternativa tem na sua proposição a emancipação dos indivíduos para uma atuação ativa em todas as esferas da organização social. Esta é uma proposta alternativa ao pensamento neoliberal que tem na sua metodologia uma visão crítica e dialética, que possibilita a construção de uma cultura de solidariedade, justiça, equidade social e cooperação. O modo de produção capitalista, aliado à ide e sujeitos históricos para a construção de uma sociedade solidária.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.4991
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