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Título: O papel pedagógico dos documentários no ensino de ciências
Autor(es): Lasara, Lucas Fernando
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Assunto: Documentário (Cinema)
Ensino audiovisual
Ensino - meios auxiliares
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 22-Fev-2013
Data de publicação: 2-Mai-2013
Referência: LASARA, Lucas Fernando. O papel pedagógico dos documentários no ensino de ciências. 2013. 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: No ambiente educacional cresce cada vez mais a utilização dos recursos audiovisuais em todos os níveis de escolaridade e modalidades de ensino. Grande parte do corpo docente tem aproveitado as imagens em movimento para criar situações que possibilitem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Mas é importante lembrar que esses recursos não podem ser vistos como uma única fonte de conhecimento científico. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo compreender o papel pedagógico de documentários pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos. Inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica com o objetivo de conhecer os estudos já realizados na área, e, em um segundo momento, foi escolhido um documentário de curta duração (4’54’’), produzido para fins didáticos, para ser exibido em uma classe de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema foi realizado entrevista semi-estruturada com cada criança. Após exibição do documentário e discussão do tema com os alunos solicitamos a construção de um texto no qual o aluno deveria explicar o que havia aprendido com a visualização do documentário. Os resultados obtidos demonstram que os recursos audiovisuais além de serem muito atrativos, pois prendem a atenção dos alunos, podem ser uma ferramenta valiosa na apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos, desde que sejam mediados pelo professor. O uso didático desse tipo de recurso audiovisual não pode se limitar a mera exibição das imagens sem que o professor tenha clareza dos objetivos que pretende alcançar. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the educational environment grows increasingly the use of audiovisual resources at all levels of education and methods of teaching. Much of the faculty has leveraged moving images to create situations that allow the process of teaching and student learning. But it is important to remember that these resources can not be viewed as a single source of scientific knowledge. In this perspective, this study aims to understand the role of educational documentaries teaching in the teaching and learning of scientific and technological knowledge. Initially, a literature review was conducted in order to know the previous studies in the area, and in a second stage, was chosen a documentary short (4'54''), produced for didactic purposes, to be displayed in a class of students in the 5th grade of elementary school to a public school. To identify students' prior knowledge on the subject was conducted semi-structured interviews with each child. After screening of the documentary and discussion of the topic with students request the construction of a text in which the student should explain what they had learned from viewing the documentary. The results demonstrate that audiovisual resources and are very attractive, because holding the attention of students, can be a valuable tool in the appropriation of scientific and technological knowledge, if they are mediated by the teacher. The didactic use of this type of visual aid cannot be limited to mere display of images without the teacher having clarity of goals you want to achieve.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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