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Título: A publicidade segundo Sherazade : um estudo sobre o uso de narrativas na publicidade impressa brasileira
Autor(es): Medeiros, Luiz Otavio de Sousa
Orientador(es): Oliveira, Selma Regina Nunes
Assunto: Narrativa (Retórica)
Literatura
Publicidade
Data de apresentação: 6-Mar-2013
Data de publicação: 8-Mai-2013
Referência: MEDEIROS, Luiz Otavio de Sousa. A publicidade segundo Sherazade: um estudo sobre o uso de narrativas na publicidade impressa brasileira. 2013. 92 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Contar histórias é algo quase inerente ao ser humano, que o faz desde os primórdios da humanidade. Com isso, as narrativas se inseriram basicamente em todos os espaços intelectuais humanos, alcançando também a publicidade. O objetivo desse estudo foi entender estruturalmente e acompanhar historicamente essa apropriação feita das narrativas por parte da publicidade impressa brasileira. Pela escassez de pesquisas nesse sentido, foi preciso separar o estudo em três partes. Primeiro, foi desenvolvida uma análise do discurso retórico publicitário. Na sequencia, houve a decomposição da narrativa publicitária, por meio da correlação entre o discurso publicitário e os estudos e conceitos desenvolvidos para as narrativas literárias. Assim, foi possível observar que as narrativas adquirem o papel de premissa nesse discurso, o que levou ao entendimento e aprofundamento das modificações sofridas por seu enredo, do uso de personagens estereotipadas e situações clichês, e das preferências de foco narrativo, entre diversos outros pontos. Por último, há um acompanhamento histórico das narrativas publicitárias brasileiras, desde seu início intimamente relacionado às narrativas literárias até sua estruturação atual, predominantemente cênica, deixando claro, através de sua evolução histórica, o porquê das narrativas serem tão utilizadas e também tão características da publicidade brasileira. ___________________________________________________________________ ABSTRACT
Tell stories is something almost inherent to the human being, who does this since the beginnings of humankind. Therewith, the narratives were inserted basically in all human intellectual spaces, reaching also the advertising. The objective of this review was to understand structurally and to track historically the appropriation of narratives by the Brazilian print advertising. Due to the lack of research related to this theme, it was necessary to separate the review in three parts. First, it was developed an analysis of the advertising rhetorical speech. In the sequence, it was done the decomposition of the advertising narrative, by the correlation between the advertising speech and the reviews and concepts developed for the literary narratives. Thus, it was possible to observe that the narratives acquire the role of premise in this speech, what brought the understanding and deepening of the modifications suffered by its plot, the use of stereotyped characters and clichés situations, and the preferences of narrative focus, among several other points. Lastly, there is a historical accompaniment of the Brazilian advertising narratives, since its beginning, deeply connected with the literary narratives, until its current organization, predominantly scenic, making it clear, through its historical evolution, the reason why the narratives are so used and so characteristic of the Brazilian advertising.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



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