Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5046
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JessicaVasconcelos.pdf779,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Você é o que você consome? : o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea
Autor(es): Vasconcelos, Jéssica
Orientador(es): Lobo, Andréa de Souza
Assunto: Sociedade de consumo
Produtos de luxo
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 30-Abr-2013
Data de publicação: 8-Mai-2013
Referência: VASCONCELOS, Jéssica. Você é o que você consome?: o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea. 2013. 64 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O consumo de luxo, muitas vezes considerado algo supérfluo e fútil, é um grande comunicador da sociedade. Para entender o que leva à escolha de determinado bem e como este comunica e estabelece relações, foi feito um estudo visando entender a lógica dos produtos de luxo na sociedade contemporânea. O exame desta questão mais ampla foi realizado por meio da análise de um caso particular: o consumo de bolsas Louis Vuitton e Gucci. Partindo deste recorte, procurei descobrir o que estaria por trás de uma compra, o que levaria o consumidor a pagar um alto preço em bens de luxo. Para isso foram realizadas entrevistas e observações em diários de campo, além de estudo bibliográfico, tendo como principais autores consultados: Mary Douglas e Baron Isherwood, Pierre Bourdieu, Arjun Appadurai e Daniel Miller. A realização desse trabalho foi essencial para o entendimento a respeito das variáveis que envolvem o ato de consumir e o que isso reflete sobre determinado indivíduo, grupo ou classe social. Ao consumir um bem, uma mensagem sempre é transmitida, seja ela explícita ou implícita. Os produtos de luxo seriam capazes de categorizar grupos sociais, revelando ou simulando a posição social do consumidor, o que permite que a ideia de que “você é o que você consome” possa ser aplicada. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Consumption of luxury, often considered superfluous and futile, is a great communicator of society. To understand what leads to the choice of a particular good and how it communicates and establishes relationships a study was done in order to understand the logic of luxury products in contemporary society. Examination of this broader issue is made through the analysis of a particular case: the consumption of Louis Vuitton and Gucci. From this clipping, I tried to figure out what was behind a purchase, which would lead the consumer to pay a high price for luxury goods. For this study, interviews were conducted and observations were recorded in field journals, and also a bibliographic study was written, based on some of the most importants authors of this field: Mary Douglas and Baron Isherwood, Pierre Bourdieu, Arjun Appadurai and Daniel Miller. The realization of this work was essential to understand about the variables involved in the act of consuming and what it reflects about a particular individual, group or social class. By consuming a good, whenever a message is transmitted, either express or implied. The luxury products would be able to categorize social groups, revealing or simulating the social position of the consumer, allowing the idea that "you are what you consume" can be applied.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons