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Título: O acesso à educação superior : uma análise das ações afirmativas para estudantes egressos de escolas públicas
Autor(es): Lima, Patrícia de Araújo
Orientador(es): Gontijo, Cleyton Hércules
Assunto: Ensino superior
Sistema de cotas
Programas de ação afirmativa
Universidades e faculdades - ingresso
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 14-Mai-2013
Referência: LIMA, Patrícia de Araújo. O acesso à educação superior: uma análise das ações afirmativas para estudantes egressos de escolas públicas. 2013. xii, 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este presente estudo dedicou-se a analisar as ações afirmativas de acesso à Educação Superior, tendo como foco principal a Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012, que destina 50% das vagas das universidades públicas para alunos que cursaram os três anos do ensino médio na rede pública de ensino. O objetivo do trabalho consiste no levantamento e na análise dos possíveis impactos que esta medida terá na educação brasileira, assim como debater as transformações que ocorrerão nas escolas e nas universidades. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, onde foram coletadas informações, dados estatísticos, reportagens, artigos de especialistas na área de políticas públicas da educação, e pesquisas que mostram as preocupações dos estudantes envolvidos nesse processo de reformulação. Por se tratar de um tema muito recente, as cotas sociais ainda não têm avaliações concretas de sua aplicação, porém com as pesquisas realizadas neste trabalho percebe-se que as expectativas são as melhores possíveis, esperando uma significativa transformação tanto no ensino médio quanto na educação superior. Para que essas mudanças ocorram é necessário, segundo especialistas, um acompanhamento adequado para que os alunos cotistas tenham sua permanência na universidade assegurada. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This present study was dedicated to analyze affirmative actions to Higher Education access, with main focus to Law No. 12711 of August 29, 2012, that reserved 50% of the vacancies in public universities for students who attended three years of high school in public schools. The objective of this work consists in the analysis and calculation of the possible impacts that this will have on Brazilian education, as well as discussing the changes that will occur in schools and universities. For that a bibliographic research was done and were collected information, statistical data, reports, studies, articles of experts in the public policies education area, and researches which shows the concerns of the students involved in this reformulation process. Considering that this is a very recent topic, social quotas don’t have concrete evaluations of its application yet, but with the researches performed in this work it is clear that the expectations are the best possible, hoping for a significant transformation both in high school and in higher education. For these changes occur is needed, according experts, adequate monitoring for quota students have their permanence secured at the university.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, 2013.
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