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Título: Interdisciplinaridade no atendimento às crianças e adolescentes hospitalizados : uma perspectiva pedagógica aplicada ao HFA
Autor(es): Güntzel, Johnie Clayton
Orientador(es): Souza, Amaralina Miranda de
Assunto: Pedagogia hospitalar
Humanização dos serviços de saúde
Crianças hospitalizadas
Data de apresentação: 23-Fev-2013
Data de publicação: 16-Mai-2013
Referência: GÜNTZEL, Johnie Clayton. Interdisciplinaridade no atendimento às crianças e adolescentes hospitalizados: uma perspectiva pedagógica aplicada ao HFA. 2013. 176 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso nasceu do desejo de sinalizar uma perspectiva de atendimento pedagógico em hospitais militares. Realizou-se uma investigação em um hospital público federal militar de Brasília (HFA), com o objetivo de explorar a probabilidade de se propiciar às crianças hospitalizadas, um atendimento educacional aliado aos pressupostos da Pedagogia Hospitalar. Esta iniciativa se respalda na educação inclusiva como paradigma educacional, e baseia-se na concepção de direitos humanos. A investigação principal levantou dados na clínica pediátrica da instituição, que refletem sobre as necessidades e as ações pedagógicas que podem ser realizadas junto a uma equipe interdisciplinar. Nesta pesquisa foram desenvolvidos dois estudos de campo. O primeiro procurou realizar uma análise e discussão documental, e para isso, as orientações normativas que regem a instituição em questão foram analisadas e comentadas; o segundo foi identificar a concepção da equipe de saúde sobre essa nova área de atuação do pedagogo, tendo por objetivo delinear as características do campo de ação pedagógica no hospital. A perspectiva desta atuação em equipes interdisciplinares suscitou indicadores que ressignificaram o processo de doença e cura com a prerrogativa de que a ação pedagógica agiria como uma facilitadora para um atendimento mais humanizado. Observou-se através da pesquisa, a clara valorização do espaço de atuação do pedagogo como membro da equipe hospitalar, fundamentando o compromisso de levar a todos o direito à educação; assim como, consubstanciou a ação coletiva na construção do espaço pedagógico no hospital através da ressignificação do uso da brinquedoteca, transformando-a em um ambiente acolhedor passível de evitar os efeitos do hospitalismo. Por fim, os resultados mostram que a classe hospitalar ainda é uma realidade inexistente nos hospitais militares pesquisados no DF. No entanto, o HFA traz uma prerrogativa ímpar ao dispor de grupos multidisciplinares para o atendimento aos seus usuários, e apesar de algumas ponderações, a equipe reconhece as necessidades demandadas pelas crianças e adolescentes hospitalizados em todos os aspectos biopsicossociais, o que aponta para a importância de se potencializar estratégias efetivas de interação dos serviços da saúde com a educação. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This course conclusion work was born from the desire to signal a pedagogical perspective of care in military hospitals. We carried out an investigation in a federal civil military hospital in Brasilia (HFA), aiming to explore the likelihood of providing hospitalized children, na educational service coupled with assumptions of Pedagogy Hospital. This initiative supports inclusive education as educational paradigm, and is based on the conception of human rights. The primary research gathered data in the pediatric clinic of the institution, who reflect on the needs and educational activities that can be conducted with an interdisciplinary team. In this research we developed two field studies. The first sought to conduct an analysis and discussion of documents, and for that, the normative guidelines governing the institution in question were analyzed and discussed, and the second was to identify the design of the healthcare team about this new area of work of teachers, aiming delineate the characteristics of the field of pedagogical action in the hospital. The perspective of this work in interdisciplinary teams raised meanings indicators that the disease process and healing to the prerogative of the pedagogical action would act as a facilitator for a more humanized. It was observed through research, a clear appreciation of the performance space of the educator as a member of the hospital staff, stating its commitment to bring to everyone the right to education, as well as collective action embodied in the construction of educational space in the hospital through reframing the use of toy, transforming it into a welcoming environment amenable to avoid the effects of hospitalism. Finally, the results show that the class hospital is still a reality nonexistent in military hospitals surveyed, however, the HFA brings a unique prerogative to have multidisciplinary groups to serve its users. Acceptance of the team, despite some drawbacks, shows the recognition of the needs of children and adolescents in all their biopsychosocial aspects, which demand the necessary interaction of health sciences with the humanities.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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