Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5149
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CarlosEduardoSantosFerreira.pdf742,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejando a mudança : estudo de caso num banco de montadora de automóveis
Autor(es): Ferreira, Carlos Eduardo Santos
Orientador(es): Santos Júnior, Carlos Denner dos
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Aprendizagem organizacional
Planejamento estratégico
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 23-Mai-2013
Referência: FERREIRA, Carlos Eduardo Santos. Planejando a mudança: estudo de caso num banco de montadora de automóveis. 2013. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O estudo apresentado tem como objetivo descrever o processo de planejamento e implantação da mudança organizacional em uma empresa do setor de financiamento automobilístico. A literatura estudada mostra o ciclo existente entre o conhecimento, a aprendizagem organizacional, a mudança e o planejamento estratégico. A aprendizagem gera conhecimento e aliada a ele, torna possível a etapa de planejamento da mudança. Mudança que por sua vez surge em algum processo de aprendizagem e criação de conhecimento anterior dando um caráter cíclico aos temas abordados. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas e questionários com gestores e funcionários envolvidos no processo de mudança da empresa. As entrevistas foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo proposto por Bardin, enquanto os questionários foram estudados com auxílio da estatística descritiva. Os resultados obtidos mostram um planejamento que acerta no início do processo, envolvendo todos os funcionários no programa de mudança, considerando os erros do passado e planejando a posição almejada no futuro. Percebe-se também uma expectativa positiva por parte da força de trabalho o que indica uma boa condução do projeto de mudança até o presente momento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons