Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/516
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_AlfredoBarbosaSantos.pdf169,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do produto arroz (Oryza sativa) nos aspectos qualitativos consumidos pela população de Brasília e cidades satélites
Autor(es): Santos, Alfredo Barbosa dos
Orientador(es): Freitas, José Alencar Carneiro de
Assunto: Arroz
Arroz parboilizado
Alimentos - qualidade
Data de apresentação: 23-Abr-2004
Data de publicação: 10-Ago-2009
Referência: SANTOS, Alfredo Barbosa dos. Avaliação do produto arroz (Oryza sativa) nos aspectos qualitativos consumidos pela população de Brasília e cidades satélites. 2004. 34 f. Monografia (Especialização em Qualidade em Alimentos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: Com o objetivo de avaliar a qualidade do arroz in natura dos subgrupos polido e parboilizado na região de Brasília e Cidades Satélites, foram analisadas, através da classificação vegetal, 74 amostras de diversas marcas comerciais, divididas entre 64 amostras do arroz do subgrupo polido e 12 do subgrupo parboilizado, comercializadas nas cidades de Brasília , Guará , Taguatinga e Ceilândia, durante o período de dezembro de 2003 a março de 2004. Foram feitas análises a fim de classificar as amostras , cujas embalagem eram marcadas como do tipo 01, 02 ,03 e 04. A classificação teve como referência a Portaria Ministerial Nº 269 (Brasil,1988) do Ministério da Agricultura e contou com a colaboração da Empresa Nacional de Classificação Vegetal- ENCAL que procedeu todas as análises. Os resultados revelaram que com relação ao arroz polido marcado como tipo 01, das 57 amostras, 11 apresentaram divergências, ou seja estavam fora dos padrões legais. Das 11 amostras que apresentaram divergências, 10 eram do tipo 02 e uma do tipo 03. Com relação às amostras marcadas no pacote como tipo 02 , todas atendiam ao padrão legal, assim como a amostra marcada como tipo 04 não apresentou nenhuma divergência em relação a padronização oficial do Ministério da Agricultura. Já no arroz parboilizado, foram analisadas 12 amostras, todas sendo comercializadas e marcadas como tipo 01. Dessas, apenas 03 apresentaram divergências em relação ao padrão do Ministério da Agricultura. Foi verificado também a quantidade de grãos quebrados que porventura existe no arroz tipo 01 do subgrupo polido e parboilizado , ficando respectivamente com , 7,6% e 4,06%. Sobre a avaliação do defeito geral mais comum,observou-se que nas amostras analisadas nos dois subgrupos do arroz do tipo 01, os resultados indicaram que no arroz do subgrupo polido foi o amarelo , enquanto que o defeito mais comum no arroz do subgrupo parboilizado foi o não gelatinizado,apesar de estarem dentro dos limites de tolerância , conforme a legislação vigente.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2004.04.TCC.516
Aparece na Coleção:Qualidade em Alimentos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.