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Título: A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos
Autor(es): Germano, Diego Gomes
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Produtos piratas
Comportamento do consumidor
Consumidores - atitudes
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 24-Mai-2013
Referência: GERMANO, Diego Gomes. A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos. 2013. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pirataria é um fenômeno antigo que vem experimentando crescimento considerável nas últimas décadas. Indústrias alegam perdas substanciais, os governos sofrem com perdas fiscais, e também há perdas nos postos trabalho formais para o mercado pirata. Um esforço que pode ter algum sucesso na coibição desse fenômeno parte de um maior entendimento sobre os determinantes na opção dos consumidores por produtos piratas. Este trabalho vai além, não só se buscou identificar os antecedentes do consumo pirata, como também avaliar suas conseqüências no contexto do processo decisório do consumidor. Como instrumento para atingir esses objetivos foi realizada pesquisa que foi constituída em duas etapas. Em um primeiro momento foram observados fóruns virtuais e em seguida realizadas entrevistas qualitativas semiestruturadas. Os dados coletados em ambas as etapas foram analisados a partir de análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou alguns aspectos importantes, dentre os não consumidores de pirataria foram identificados três grupos: indiferentes, reforçadores e reclamantes. Como fatores importantes para aqueles que são consumidores de pirataria foram encontrados atributos de produto e preço no campo dos fatores externos. No campo dos fatores internos foram observados busca por novidade, materialismo, pseudo-inserção social e busca por status e atitude. Fatores demográficos não foram considerados. A partir da análise das conseqüências do consumo pirata sobre o processo decisório do consumidor foram constatados a utilização de fontes ligadas ao consumo pirata na busca por informações, introdução dos produtos piratas como concorrentes e construção de atitude pró pirata na avaliação das alternativas, consolidação da atitude pró-pirata na compra e desenvolvimento do interesse no consumo e avaliação pós-compra.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
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