Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5233
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RachelSoaresRebelo.pdf694,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão por competências no serviço público : estudo de caso em um órgão do judiciário
Autor(es): Rebelo, Rachel Soares
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Gestão por competências
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 25-Fev-2013
Data de publicação: 3-Jun-2013
Referência: REBELO, Rachel Soares. Gestão por competências no serviço público: estudo de caso em um órgão do judiciário. 2013. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Diante das mudanças enfrentadas pelas organizações, que exige das pessoas uma capacidade de atuação mais flexível e de maior velocidade para responder às situações enfrentadas, a gestão por competência destaca-se como modelo gerencial aplicável em busca do aprimoramento profissional e organizacional. Dessa forma, percebe-se a importância de pesquisas a respeito do tema como forma de efetivar esse modelo, visando o aprimoramento metodológico para sua implementação e manutenção. O presente estudo de caso, de delineamento descritivo e abordagem qualitativa, possui como objetivo principal: identificar as práticas de gestão por competências desenvolvidas pela área de Gestão de Pessoas de uma Instituição pública federal do poder judiciário. Como procedimentos metodológicos realizaram-se análise documental e entrevistas, seguida pela análise de conteúdo, que permitiu a constatação de que é necessária uma mudança na cultura organizacional, que modifique a visão tradicional de administração de pessoal, cuja atuação é reativa, para a gestão por competência com real engajamento da organização e não somente daqueles responsáveis pela manutenção e desenvolvimento do modelo. No entanto, ressalta-se que no caso específico do órgão analisado, esse amadurecimento tem ocorrido de forma gradual e que tem melhorado a qualidade do trabalho desenvolvido por seus servidores, o que reforça a importância e aplicabilidade do modelo na administração pública.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons