Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarianaSousaMaiaJustinianoRibeiro.pdf513,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Turismo da terceira idade : um segmento de mercado em crescimento
Autor(es): Ribeiro, Mariana Sousa Maia Justiniano
Orientador(es): Spezia, Domingos Sávio
Assunto: Terceira idade
Turismo
Agência de turismo
Data de apresentação: 6-Mar-2013
Data de publicação: 4-Jun-2013
Referência: RIBEIRO, Mariana Sousa Maia Justiniano. Turismo da terceira idade: um segmento de mercado em crescimento. 2013. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Devido a diversos fatores, como aumento da expectativa de vida, avanços na medicina e decréscimo da taxa de natalidade em muitos países, a terceira idade tem ganhado destaque como potencial mercado consumidor e também como objeto de estudo, visto o aumento do número de estudos que têm sido desenvolvidos sobre este segmento. A terceira idade experimentou expressiva mudança de hábitos nas últimas décadas. Atualmente uma das atividades mais populares entre os idosos é a atividade turística, detentora de forte potencial para contribuir com o desenvolvimento dos países. Relacionando-se terceira idade a turismo, buscou-se verificar se as agências de turismo de Brasília atendem satisfatoriamente ao público idoso. Tal objetivo foi alcançado através da realização de entrevistas com agências selecionadas e de survey junto a pessoas com 60 anos de idade ou mais, que usufruem de serviços oferecidos por agências de viagens. Verificou-se que estas de fato atendem satisfatoriamente à terceira idade, ainda que não seja de forma plena. Os participantes da pesquisa apontaram alguns fatores dos quais sentem falta nas agências de turismo, a exemplo de pacotes exclusivos à terceira idade e melhor assistência oferecida aos idosos. Percebeu-se que a terceira idade é uma faixa etária ainda carente de estudos que possam revelar suas preferências e servir de subsídio para empresas que queiram satisfazer este segmento com grande potencial de consumo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons