Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5331
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaJoaquinadoCarmoSilva.pdf606,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFerreira, Nirce Barbosa Castro-
dc.contributor.authorSilva, Maria Joaquina do Carmo-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Joaquina do Carmo. Uma análise do processo de alfabetização e letramento de crianças e adolescentes de uma escola do município de Carinhanha. 2013. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar dificuldades encontradas pelos professores no processo de alfabetização e do letramento de uma turma de alunos, 5° ano das séries iniciais de uma escola do município de Carinhanha. O tema foi escolhido, a partir da minha inserção como professora nessa escola, e por isso, ter a percepção muito próxima do objeto pesquisado. A pesquisa se fundamenta em alguns teóricos que estudam os conceitos de alfabetização e de letramento, como Magda Soares e Paulo Freire, como para uma analise mais detalhada, faço uma reflexão sobre a prática do professor alfabetizador, atuante na escola, e busco a contribuição de algumas metodologias desenvolvidas sobre o tema. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, e utiliza-se como método investigativo o estudo de caso. Os sujeitos participantes são cinco professores, dois coordenadores e um vice-diretor, da mesma escola. Com esse estudo, foi possível perceber alguns dos fatores relevantes para a frequente ocorrência de dificuldade no processo de ensino/aprendizagem. Tais como: A debilidade na formação do professor, e a ausência dos pais ou responsáveis no processo escolar do aluno. O caso mostra que é preciso, repensar estratégias que possam trazer os pais para dentro da escola, no sentido de dar uma nova significação na alfabetização desses alunos e alunas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagemen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.titleUma análise do processo de alfabetização e letramento de crianças e adolescentes de uma escola do município de Carinhanhaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-19T14:51:10Z-
dc.date.available2013-06-19T14:51:10Z-
dc.date.issued2013-06-19T14:51:10Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5331-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons