Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5351
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JeaneMangabeira.pdf468,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Literatura infantil como recurso ao desenvolvimento geral, cultural e artistíco da criança
Autor(es): Mangabeira, Jeane
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Literatura infanto-juvenil
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 20-Jun-2013
Referência: MANGABEIRA, Jeane. Literatura infantil como recurso ao desenvolvimento geral, cultural e artistíco da criança. 2013. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso caracteriza-se como um estudo de pesquisa que com o foco central a discussão em torno do tema; Literatura Infantil como recurso ao desenvolvimento geral, cultural e artístico da criança. O objetivo geral deste estudo é a analise do trabalho de Literatura Infantil - nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na Escola Municipalizada José de Oliveira Cunha em Carinhanha- BA. Optei pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa de natureza descritiva para a análise e discussão dos dados coletados em campo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram à observação e entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de recolher informações junto a três professoras selecionadas para este estudo, que investiga a prática pedagógica dessas professoras, relacionadas à Literatura Infantil – Cantinho da Leitura. Para a sustentação teórica na análise, discussão e interpretação dos dados coletados, alguns dos principais autores da área de Literatura Infantil se fazem presentes, tais como: Amarilha (1997); Baldi (2009); Coelho (2000); Cunha (2006); Zilberman (2005), entre outros. A experiência da literatura nos processos de escolarização para as crianças por meio da leitura ou de narrativas orais deve ultrapassar apenas as questões pedagógicas, proporcionando às crianças espaços de socialização, abertura para a sensibilidade estética, ampliação do repertório cultural, o estimulo à imaginação e a capacidade criativa e critica. Os principais resultados obtidos nesse estudo apontam que crianças com contato direto com livros literários desde cedo, demonstram um maior interesse nos processos aprendizagem no âmbito escolar articulando-se seu desenvolvimento artístico e cultural. Da mesma forma, essas crianças podem apresentar maiores condições em ampliar suas habilidades compreensão critica da realidade e uma atuação mais criativa e consequente na sociedade e na cultura em que vivem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons