Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GilvandaSilvaLisboa.pdf381,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da dança nas aulas de educação física na escola
Autor(es): Lisboa, Gilvan da Silva
Orientador(es): Silva, Margarete Zambeli da
Assunto: Dança na educação
Educação física
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 28-Jun-2013
Referência: LISBOA, Gilvan da Silva. A importância da dança nas aulas de educação física na escola. 2012. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema-AL, 2012.
Resumo: O presente estudo realizado traz, com base referencial teórico, à realidade da dança nas aulas de Educação Física na escola e a importância que ela tem exercido no currículo escolar. Por meio de investigação cabal buscou-se conhecer quais os objetivos das danças apresentadas na escola e como a dança está sendo trabalhada como conteúdo nessas aulas. Foi realizado um estudo em autores que já estudaram o tema a dança e por meio entrevista estruturada e debate com grupo focal pode-se obter resultados desejados da pesquisa realizada. Por meio de busca concluiu-se que a dança vem sendo trabalhada para ser realizadas apresentações na escola em festividades comemorativas, mas como conteúdo só é trabalhado em sala de aula, assuntos pertinentes ao que diz respeito à dança como ritmo, movimentos e passos onde são utiliza vídeos de diferentes tipos de ritmos alem de pesquisas feitas pelos alunos sobre a dança como cultura popular antes de realizar a prática com dança em sala de aula. De acordo com os dados colhidos percebe-se que o trabalho com a dança está sendo realizado conteúdo nas aulas teóricas para que os alunos possam compreender os diferentes ritmos e é trabalha também a dança, voltada para as festividades na escola. A conclusão deste estudo foi que mesmo que a dança está sendo trabalhada, mas ainda é preciso que aja um avanço neste sentido e que possa ser implantado este tema nos conteúdos escolares como os demais conteúdos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil - Pólo Santana do Ipanema-AL, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons