Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5562
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElenMarciadeSousaCarioca.pdf263,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Madame Bovary entre o desejo e o mal-estar
Autor(es): Carioca, Elen Márcia de Sousa
Orientador(es): Lazzarini, Eliana Rigotto
Assunto: Psicanálise e literatura
Desejo
Subjetividade
Literatura francesa
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Jul-2013
Referência: CARIOCA, Elen Márcia de Sousa. Madame Bovary entre o desejo e o mal-estar. 2013. 18 f. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho visa observar a relação da psicanálise com a literatura, mais especificamente, a obra realista Madame Bovary, escrita em 1857 por Gustave Flaubert. Propõe-se aqui explorar elementos e conceitos psicanalíticos no intuito de se compreender o sofrimento psicológico vivido pela personagem principal, Emma Bovary. Neste estudo pretende-se analisar os aspectos encontrados na obra Madame Bovary que ajudem a compreender o desejo, a fantasia e o mal-estar, sob a ótica psicanalítica. O artigo está dividido nas seguintes partes: Contexto da obra; Literatura e Subjetividade e Emma Bovary e o Desejo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Departamento de Psicologia Clínica, 2013.
Aparece na Coleção:Teoria Psicanalítica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons