Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5690
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AdemirLopesGabriel.pdf2,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Xilogravura como expressão da cultura popular
Autor(es): Gabriel, Ademir Lopes
Orientador(es): Castro, Vera Marisa Pugliese de
Assunto: Xilogravura
Literatura de cordel brasileira
Cultura popular
Arte na educação
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 17-Jul-2013
Referência: GABRIEL, Ademir Lopes. Xilogravura como expressão da cultura popular. 2012. 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Posse-GO, 2012.
Resumo: Este trabalho acadêmico se propõe à realização de uma análise sobre a xilogravura e a literatura de cordel na sala de aula, por meio de aplicação de oficina com os alunos da escola Centro de Ensino Fundamental nº 04 do Guará, DF para promover o resgate desse gênero artístico com os jovens, dentro do currículo escolar. A xilogravura por meio do gênero cordel é uma expressão da cultura popular há muitos anos no Brasil, e como manifestação da arte, particularmente nordestina do Brasil oferece ao aluno a oportunidade entrar em contato com esta arte. A xilogravura traz em si em toda sua grandeza, exuberância expressiva, quanto ao diálogo das linguagens verbal e visual às várias abordagens temáticas presentes e possíveis nos componentes curriculares dos ensinos fundamental e médio. Deste modo, respeitar e valorizar as várias culturas sem preconceitos ou discriminação, a partir da valorização dos significados das experiências da comunidade, o imaginário popular tão presente na cultura nordestina brasileira.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons