Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5718
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ArthurMouraTrevisol_FlaviaGuimaraesCosme.pdf821,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de experimentos em blocos incompletos
Autor(es): Trevisol, Arthur Moura
Cosme, Kátia Flávia Santos Guimarães
Orientador(es): Vivaldi, Lúcio José
Assunto: Análise de variância
Planejamento experimental
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 19-Jul-2013
Referência: TREVISOL, Arthur Moura; COSME, Kátia Flávia Santos Guimarães. Análise de experimentos em blocos incompletos. 2013. 40 f. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Experimentos são conduzidos por pesquisadores para responder questões cujas respostas não podem ser obtidas por meio de um raciocínio dedutivo. Já o delineamento experimental trata-se do planejamento do experimento e está mais relacionado à estatística. Fisher introduziu esse assunto e estabeleceu os princípios sobre delineamento – repetição, casualização e blocagem – em seu livro, The Design of Experiments (1935). Dentro do princípio denominado de blocagem, existe a categoria de blocos incompletos, o foco deste trabalho. Visando explicar as diversas técnicas de análise de blocos incompletos existentes, o estudo em questão analisa 42 experimentos com soja em blocos incompletos resolvíveis. Para cada experimento são realizadas cinco análises, sendo essas: análise de blocos ao acaso segundo Speed, Williams e Patterson (1985), análise intrabloco e análise com recuperação interbloco segundo Yates (1936, 1940), análise espacial segundo Papadakis (1937) e Bartlett (1978) e análise como um modelo de blocos incompletos e variância linear segundo Williams (1986).A pesquisa sobre a soja é um assunto bastante pertinente, tendo em vista que, com base nos dados divulgados pela Embrapa, referentes à safra 2010/2011, o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, produzindo nesse período 75 milhões de toneladas. Ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que no mesmo intervalo de tempo produziu 90,6 milhões de toneladas de soja. Além disso, no ano de 2012, se tratando de cereais, leguminosas e oleaginosas, 50,89% da área plantada no Brasil foi destinada a produção de soja, segundo os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, Outubro/2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons