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Título: Mobilidade educacional entre gerações no Brasil : uma abordagem da função de produção educacional
Autor(es): Matos, Victor Chagas
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Educação e Estado
Educação - financiamento
Políticas educacionais
Modelos econométricos
Data de apresentação: 15-Abr-2013
Data de publicação: 23-Jul-2013
Referência: MATOS, Victor Chagas. Mobilidade educacional entre gerações no Brasil: uma abordagem da função de produção educacional. 2013. 63 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho objetiva trazer o debate da adequabilidade da função de produção ao contexto educacional, apresentando uma revisão da literatura e os resultados mais recentes. Uma análise dos gastos em educação e do desempenho educacional e feita para os Estados Unidos, indicando que os gastos impactam nos resultados educacionais sob um coeficiente de correlação de 0.62 para matemática e 0.54 para interpretação. Não apenas, empregando um modelo probit ordenado, é feita uma estimação da função de produção educacional para o Brasil para o período de 1932 a 1975, de modo a estudar os componentes que mais influenciaram os anos de estudo no ensino primário brasileiro e se houve mobilidade educacional nesse espaço de tempo. Evidencia-se mobilidade no âmbito educacional impulsionada principalmente pelo número de professores por aluno e o background familiar, com mudanças profundas principalmente nos anos iniciais, 1a, 2a e 3a séries do antigo ensino fundamental.E também tratado o viés da política educacional brasileira no período sob o escopo da igualdade de oportunidades para a educação. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to bring light to the debate concerning the suitability of the production function to the educational context, presenting a review of the literature and the most recent results. An analysis of the relationship between public spending on education and the students' performance is drawn for the United States, according to which the governmental spending affects pupil attainment with a 0.62 correlation coefficient for math and 0.54 for reading. Moreover, adopting an ordered probit, it's been estimated an education production function for Brazil over the period 1932 to 1975 in order to investigate the determinants which influence the most the years of schooling in Brazilian basic education and to inquire whether there was educational mobility over time. It's found there is educational mobility driven mostly by the number of teachers per pupil and the familiar background, with significant changes among the first years of schooling, 1st , 2nd and 3rd grades of the formal basic education system. Also, it's discussed the bias of the Brazilian education policy during the period under analysis through the paradigm of equality of opportunities in education.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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