Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5744
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JaquelineRivasParedes.pdf437,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Os carrascos voluntários” : a renovação historiográfica do holocausto a partir do paradigma Goldhagen
Autor(es): Paredes, Jaqueline Rivas
Orientador(es): Döpcke, Wolfgang Adolf Karl
Assunto: Historiografia
Antissemitismo
Holocausto judeu (1939-1945)
Goldhagen, Daniel Jonah
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 29-Jul-2013
Referência: PAREDES, Jaqueline Rivas. “Os carrascos voluntários”: a renovação historiográfica do holocausto a partir do paradigma Goldhagen. 2013. 44 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Daniel Jonah Goldhagen lançou em 1996 o livro “Os Carrascos Voluntários de Hitler”. Seu embasamento empírico visa explicitar as motivações de alemães “comuns” – aqueles não ideologizados pelo partido nazista – ao perpetrar atividades genocidas. Tais motivações acabam por revelar – de acordo com o autor – a presença de apenas um fator causal, o antissemitismo eliminacionista alemão. Esta monocausalidade, associada às detecções de falhas metodológicas, ao estridente apelo midiático para com o livro e a divergente recepção entre acadêmicos e leigos, propiciou o desencadear de um debate no campo da historiografia do holocausto. O debate se prolonga aos anos 2000, com a natureza de suas críticas dinamizadas, aprofundadas e com gradual distanciamento d’Os Carrascos em si e maior auto avaliação crítica do próprio campo historiográfico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons