Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5750
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HelenaPatiniLancellotti.pdf607,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Do povo da rua à população carcerária : mulheres, rua e prisão
Autor(es): Lancellotti, Helena Patini
Orientador(es): Diniz, Debora
Assunto: Mulheres - condições sociais
Prisioneiras
Pessoas desabrigadas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 31-Jul-2013
Referência: LANCELLOTTI, Helena Patini. Do povo da rua à população carcerária: mulheres, rua e prisão. 2013. 62 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O intuito desta pesquisa foi o de demonstrar, por meio das narrativas de mulheres com trajetórias de rua que estão em regime de privação de liberdade, que algumas existências são invisíveis para o Estado. Para uma vida ser reconhecida, ela precisa estar dentro dos mecanismos de controle que o Estado utiliza para a gestão do corpo social. Em 2012, estavam custodiadas, na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), 47 mulheres com vivências nas ruas. Dentro deste grupo, optei por entrevistar as que viveram nas ruas por um período superior a doze meses e que não recebiam visitas na prisão. Após este primeiro recorte, organizei-as em dois subgrupos, o das migrantes e o das que não possuíam documentação civil. As entrevistadas tiveram suas trajetórias nas ruas marcadas por vulnerabilidades e rupturas com um mundo anterior ao do espaço público. As vidas destas mulheres com trajetórias de rua são reconhecidas pelo Estado a partir do momento em que passam a fazer parte da população carcerária. É a partir do momento em que podem ser contadas e reguladas pelos mecanismos de poder que suas existências são reconhecidas e consequentemente conseguem acesso a serviços básicos de subsistência.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons