Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5757
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlexandreCursinodeOliveira.pdf11,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Andre Vidal de Negreiros : nobre da terra
Autor(es): Oliveira, Alexandre Cursino de
Orientador(es): Pereira, Marcos Aurelio de Paula
Assunto: Nobreza
Brasil - história - capitanias hereditárias, 1534-1762
Brasil - história - domínio holandês, 1624-1654
Representações sociais
Data de apresentação: 29-Jul-2013
Data de publicação: 1-Ago-2013
Referência: OLIVEIRA, Alexandre Cursino de. Andre Vidal de Negreiros: nobre da terra. 2013. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta monografia tem como propósito realizar uma discussão historiográfica e histórica sobre Andre Vidal de Negreiros e a sua inter-relação com o conceito de nobreza da terra. Enfatizamos uma abordagem que permite resgatar leituras da representatividade social, da prática religiosa, do ethos militar e da trajetória política, de modo a construir uma avaliação sobre a percepção e da práxis de pertencer a uma "nobreza" e de ser "nobre" nos trópicos brasílicos da conquista portuguesa na América. A prestigiada e emblemática posição de senhor de engenho, os desígnios de um defensor da fé católica, o espírito cavalheiresco e a representatividade das ordens militares, bem como a importância dos governos locais são aspectos primordiais para atingir esses propósitos. São discutidas historiograficamente as análises mais tradicionais sobre o personagem, mas também é apresentada uma perspectiva que busque analisá-lo dentro de uma conjuntura de práticas dentro do seu contexto temporal, espacial e social, bem como do seu processo de nobilitação. Assim sendo, é realizada uma análise sobre a vida e a trajetória de Negreiros enquanto sujeito pertencente a uma elite senhorial do Antigo Regime, dentro da singularidade daquele contexto das guerras contra os holandeses e das representações de vassalagem com um reino de além-mar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons