Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5774
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_CarolinaDeAraujoCampos_KeilaCinaraRibeiro.pdf172,14 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Maria Margarida-
dc.contributor.advisorBottechia, Juliana Alves de Araújo-
dc.contributor.authorCampos, Carolina de Araujo-
dc.contributor.authorRibeiro, Keila Cinara-
dc.identifier.citationCAMPOS, Carolina de Araujo; RIBEIRO, Keila Cinara. A aquisição da leitura e escrita na terceira idade. 2010. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-GO, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractEsse projeto tem como base filosófica a “Valorização do Envelhecer”, pois é possível que o idoso tenha vez e voz para compartilhar e expressar suas idéias e experiências com as diversas áreas profissionais e com a sociedade em geral. No entanto, essa parcela, considerável e expressiva, encontra-se, em sua maioria, alheia aos diversos gêneros textuais que estão ao seu alcance. Exemplo disso é a grande dificuldade a que essas pessoas se submetem quando precisam ler uma tipologia textual que não faz parte do seu cotidiano. É incontestável a necessidade de aprimorar e capacitar nossos idosos, também, para a vida moderna, podendo exercer a cidadania e ter direito à qualidade de vida. Tricô, crochê, bordado, cestos, colagens, pintura, dança, caminhada, viagens, teatro, cinema, festas e outras atividades são relevantes, cada qual com sua importância e objetivo, pois estão ligadas à promoção social e à saúde. Mas só isso não é suficiente. O mundo tem deixado os nossos jovens, em sua maioria de classe média, seguindo seu próprio destino, viajando virtualmente pelo mundo, à sua maneira, estando sujeitos a diversas situações deploráveis. Neste sentido, este projeto procura favorecer o desenvolvimento de processos construtivos necessários ao aprendizado da leitura e da escrita da língua materna em pessoas na terceira idade. Em nossa metodologia didática utilizamos aspectos significativos da pedagogia freireana, especialmente no que se refere às etapas do método dialógico. Nossa proposta de trabalho partiu da necessidade de auxiliarmos aquelas pessoas que, às vezes, são excluídas do contexto social por não saberem decifrar e fazer uso do código lingüístico. É necessário promover o encontro entre processo educativo e realidade social dos alunos na medida em que se incentiva a reflexão crítica perante o mundo atual e se aproveita o potencial linguístico prévio do educando na aprendizagem.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordIdosos - educaçãoen
dc.subject.keywordInteresses na leituraen
dc.titleA aquisição da leitura e escrita na terceira idadeen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-08-05T11:48:17Z-
dc.date.available2013-08-05T11:48:17Z-
dc.date.issued2013-08-05T11:48:17Z-
dc.date.submitted2010-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5774-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Goiás (Estado) : Língua Portuguesa-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.5774pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.