Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5779
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_DanielaGiacomazzo_IzabelChristinaMendes.pdf608,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conteúdos de geografia e história para o 2º segmento da educação de jovens e adultos
Autor(es): Giacomazzo, Daniela Passos
Mendes, Izabel Christina de Almeida
Orientador(es): Reis, Renato Hilário dos
Coorientador(es): Oliveira, Leila Maria de Jesus
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Geografia/História
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
História - estudo e ensino
Geografia - estudo e ensino
Currículo escolar
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 5-Ago-2013
Referência: GIACOMAZZO, Daniela Passos; MENDES, Izabel Christina de Almeida. Conteúdos de geografia e história para o 2º segmento da educação de jovens e adultos. 2010. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Reconhecidamente a educação é o instrumento mais eficaz para se moldar valores, comportamentos, habilidades e atitudes. Diante dos processos de evidente globalização do planeta devemos preparar os alunos para uma sociedade multicultural. Neste sentido, uma das inquietações presentes na construção do Projeto de Intervenção Local (PIL) foi a necessidade de responder a um grande vácuo existente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), qual seja, a falta de um currículo específico para atender às necessidades específicas dos alunos trabalhadores, de forma a integrá-los ao mundo trabalho e à sociedade em que vivem. Para que haja uma efetiva integração entre a EJA, o mundo do trabalho e a sociedade, é preciso que educadores e alunos se indaguem: como efetuar essa integração na EJA? Necessário se faz compreender o mundo do trabalho como eixo gerador da produção de outros conhecimentos, ou seja, como contribuir para que o campo de discussão do emprego, do subemprego e do desemprego faça-se presente de forma efetiva na EJA? Como enfrentar o racismo, sexismo e a exclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais? Não é preciso viver a situação da discriminação para defender as suas causas, é necessário compreender o mal que uma sociedade faz a si própria quando fecha os olhos para a segregação e a exclusão de um determinado grupo de pessoas e para as conseqüências que a falta de informação pode gerar. A ação prática depende da vontade de buscar alternativas possíveis, inteligentes e viáveis partindo do lugar de onde nós estamos. Ao trabalhar com a EJA, observa-se a carência dos alunos desse segmento quanto ao conhecimento de assuntos atuais e polêmicos, que são abordados em sala de aula. Assuntos que julgamos de relevância para o crescimento profissional e o exercício da cidadania no cotidiano. Cada módulo proposto pelo curso veio a somar na escolha dos temas que objetivamos abordar com nossos alunos. Temas como a Diversidade Cultural, Etnia, Inclusão Social, Políticas Públicas, entre outros, são de grande relevância em nossa sociedade e de grande interesse dos alunos. Assim, diante de tantos temas, tivemos que agrupá-los de forma concisa, devido a premência de tempo e também objetivando não exagerar nos dispêndios com material didático a ser utilizado. Esperamos obter êxito com a aplicação do PIL e melhorar paulatinamente a cada semestre. Neste sentido, vislumbramos levar os alunos a participar efetivamente da sociedade em que vivem, com consciência dos seus direitos e deveres como cidadãos, com consciência política, incentivando ainda, a adesão de outras disciplinas ao PIL.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5779
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.