Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_EdnaRibeiro_EliasLeocadio_RobertoLivio_SergioSantos.pdf157,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evasão escolar : possíveis causas e ações alternativas para minimizar a evasão na Educação de Jovens e Adultos do 3º segmento do Centro Educacional 04 de Sobradinho II
Autor(es): Ribeiro, Edna de Sousa
Silva, Elias Leocádio da
Lívio, Roberto
Santos, Sérgio de Jesus dos
Orientador(es): Lopes, Ruth Gonçalves de Faria
Coorientador(es): Santos, Cléssia Mara
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Motivação na educação
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 6-Ago-2013
Referência: RIBEIRO, Edna de Sousa et al. Evasão escolar: possíveis causas e ações alternativas para minimizar a evasão na Educação de Jovens e Adultos do 3º segmento do Centro Educacional 04 de Sobradinho II. 2010. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O Projeto de Intervenção Local – PIL, objetiva desenvolver uma proposta de intervenção que contribua para solucionar problemas relacionados à evasão escolar no âmbito do 3º segmento – 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos do Centro Educacional 04 de Sobradinho II, através de um trabalho interdisciplinar envolvendo professores, alunos, servidores e comunidade, na construção e utilização de estratégias que permitam um maior envolvimento e convivência social entre todos os sujeitos da educação presentes no referido ambiente, minimizando assim, o abandono desenfreado aos estudos, enfrentado pelos alunos da EJA. Este projeto foi idealizado como respostas às questões relacionadas aos problemas de alto índice de evasão escolar observado em escolas da rede pública do D.F e especialmente no CED.04 de Sobradinho II, nosso foco de investigação. Em suma, o projeto viabiliza alternativas para permanência dos alunos na escola, evitando assim, a saída em massa da classe discente de EJA, por motivos diversos e muitas vezes alheios a sua própria vontade, resultando em oferecer solução a um comportamento centrado na permanência e na convivência harmoniosa do aluno rumo ao ensino prazeroso, como fonte de mudança nos paradigmas de sua vida, oferecendo meios para transformar a realidade em que vive. Palavras-chaves: intervenção, evasão escolar, permanência, convivência social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5789
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.