Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5791
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcianoCordeirodeSouza.pdf412,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: De Procuranda Indorum Salute : o discurso de José de Acosta sobre a evangelização dos indígenas na América hispânica colonial
Autor(es): Souza, Marciano Cordeiro de
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: Evangelização
Jesuítas
Índios
Data de apresentação: 29-Jul-2013
Data de publicação: 7-Ago-2013
Referência: SOUZA, Marciano Cordeiro de. De Procuranda Indorum Salute: o discurso de José de Acosta sobre a evangelização dos indígenas na América hispânica colonial. 2013. 40 f. Monografia (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta monografia apresenta uma análise do discurso do jesuíta espanhol Jose de Acosta (1540-1600) sobre a evangelização dos indígenas, sistematizados no tratado De Procuranda Indorum Salute [1588]. Com base em conhecimentos teológicos e nas experiências vividas na América, Acosta desenvolveu um texto de caráter instrucional, motivador e doutrinador que estabelecia fundamentos e princípios para as ações de soldados e missionários envolvidos na tarefa de evangelização dos indígenas na América hispânica colonial. Na leitura deste tratado, buscamos analisar os sentidos e significados das práticas e representações que informam este discurso, bem como suas condições de produção e fundamentos políticos e religiosos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons