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Título: As dimensões meio-ambiente, trabalho e cultura como estratégias de estruturação histórico-social do currículo da EJA
Autor(es): Silva, Edson da
Orientador(es): Reis, Renato Hilário dos
Coorientador(es): Oliveira, Leila Maria de Jesus
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Currículo
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Currículo escolar
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 7-Ago-2013
Referência: SILVA, Edson da. As dimensões meio-ambiente, trabalho e cultura como estratégias de estruturação histórico-social do currículo da EJA. 2010. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O contexto de um projeto interventivo local busca empreender esforços no sentido de estabelecer eixos curriculares estruturados em torno das problemáticas locais e as disciplinas escolares. A idéia de eixo corresponde ao agrupamento temático em torno de elementos capazes de promover a integração curricular considerando os saberes dos trabalhadores. Neste sentido, ao apropriar-se dos conteúdos escolares enquanto mediação da leitura de mundo e considerando-se enquanto sujeito do processo de transformação, o currículo deve promover atividades em que os estudantes adotem o ato da pesquisa como elemento do processo de aprendizagem. Associado a esta perspectiva, ao adotar os problemas de sua comunidade como objeto de reflexão, representação e transformação social, adotando uma perspectiva de histórico-cultural na organização do currículo, as dimensões trabalho, cultura e meio ambiente favorece uma visão integrada de mundo, situando a ação humana como centro do processo de produção do conhecimento, sobretudo sobre a temática do lixo enquanto tema transdisciplinar na realidade da Vila Estrutural. Considerando o pouco tempo de funcionamento da escola, o PIL procurou contribuir com elementos norteadores da proposta pedagógica, considerando as especificidades dos trabalhadores da EJA e suas implicações para organização dos espaços e tempos escolares. Portanto, a partir da experiência na modalidade e a diretrizes oficiais, o projeto pretende introduzir reflexões no coletivo da escola em torno de eixos temáticos estruturantes do planejamento, execução e avaliação do currículo da EJA.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5797
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