Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5823
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElizabeteBarrosdeSousaLima.pdf442,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Identidades em conflito : uma leitura das peças de Cristiane Sobral
Autor(es): Lima, Elizabete Barros de Sousa
Orientador(es): Gomes, André Luís
Assunto: Teatro
Negros nas artes cênicas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 12-Ago-2013
Referência: LIMA, Elizabete Barros de Sousa. Identidades em conflito: uma leitura das peças de Cristiane Sobral. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português e Respectivas Literaturas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho em questão faz uma (re)leitura dos acontecimentos mais importantes do Teatro Negro Brasileiro para, a partir desse levantamento focar a dramaturgia de Cristiane Sobral no intento de comprovar sua arte como um importante estudo sobre os acontecimentos que permeiam a vida social dos afrodescendentes no Brasil e, especificamente, em Brasília. Nesse sentido, procura-se através da análise das peças da atriz, salientar sua verve militante no que concerne à luta e defesa dos direitos dos negros em Brasília, no Brasil e no mundo. Cristiane sempre traz para suas peças um pouco da realidade social negra, ressaltando os estereótipos que se formaram, desde a escravidão, no espaço social do país e que permanecem evidentes no imaginário coletivo. Desta forma, sua literatura apresenta personagens negros que sofrem preconceitos nos espaços sociais que frequentam, sendo condicionados a mudarem seus comportamentos e maneiras de agir e pensar para serem aceitos na estrutural social do país.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras/Português, Monografia em Literatura, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons