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dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorPontes, Francisco Rubens-
dc.contributor.authorSantos, Gardene Costa dos-
dc.contributor.authorBorges, José Augusto-
dc.contributor.authorDias, Paula Cristina Silva-
dc.contributor.authorValeriano, Sandra de Jesus-
dc.identifier.citationPONTES, Francisco Rubens et al. Ressignificação do ensino da EJA no Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria - DF. 2010. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractAlguns estudos recentes vem descrevendo as condições desiguais a que se submetem educandas da Educação de jovens e Adultos em seu retorno e permanência dentro da escola. Esta pesquisa foi desenvolvida no Projeto de Intervenção Local do Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria, da Educação de Jovens e Adultos no turno noturno que possui um público majoritariamente de mulheres. Foi realizado levantamento do perfil da mulher aluna EJA, buscando conhecer quais as razões que as incentivam a voltar a estudar, quais as suas expectativas e objetivos com relação à escola, dificuldades que enfrentam para se manterem matriculadas e freqüentes em curso da EJA. Para a coleta de dados entrevistas semi-estruturadas e questionários padronizados foram utilizados. A investigação, à luz da literatura sobre gênero e educação constata que elas possuem um perfil diversificado, entretanto com características marcantes, com desejo de continuidade nos estudos apesar das dificuldades comuns enfrentadas, como a falta de apoio das famílias, poucos recursos financeiros e problemas em conciliar os estudos com o trabalho. Com análise dos dados obtidos é possível refletir sobre a Ressignificação das práticas pedagógicas adotadas no Ensino da EJA no Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria, adequando-as melhor à realidade e aos interesses de suas alunas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordEducação femininaen
dc.titleRessignificação do ensino da EJA no Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria - DFen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-08-13T15:36:42Z-
dc.date.available2013-08-13T15:36:42Z-
dc.date.issued2013-08-13T15:36:42Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5841-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoSantos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5841pt_BR
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