Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5859
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_GlaucianeBertoldo_HelenBarbosa_ReginaDoCarmo.pdf1,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Acesso e permanência do aluno de EJA na escola
Autor(es): Bertoldo, Glauciane Araújo Carvalho
Barbosa, Helen de Castro
Carmo, Regina Amélia do
Orientador(es): Angelim, Maria Luiza Pereira
Coorientador(es): Linhares, Maria do Socorro da Silva
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Fracasso escolar
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 15-Ago-2013
Referência: BERTOLDO, Glauciane Araújo Carvalho; BARBOSA, Helen de Castro; CARMO, Regina Amélia do. Acesso e permanência do aluno de EJA na escola. 2010. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: A escola é uma instituição que tem como papel social a educação, visando o pleno desenvolvimento do sujeito, a preparação para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Este é um direito de todo brasileiro bem como, ter igualdade de acesso e permanência a esta instituição. No entanto, por diversos motivos sociais e econômicos, muitos não puderam concluir seus estudos no tempo apropriado, alimentando assim, a demanda na Educação de Jovens e Adultos. No entanto, observamos que apesar de retornarem à escola, a efetivação da matrícula do aluno, não significa sua permanência por isso, assistimos níveis alarmantes de evasão na EJA, em todos os seus segmentos. Diante da constatação deste problema, entendemos que nós educadores, devemos conhecer a realidade do aluno da EJA e intervir coletivamente para modificar o atual quadro de abandono nesta modalidade de educação. O que pretendemos por meio deste trabalho é: explicitar as causas, os conflitos resultantes da evasão e do fracasso escolar e propor atividades concretas a serem desenvolvidas para o acesso permanência do aluno na escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5859
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.