Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5899
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucileiaMartinsLopesFernandes.pdf325,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de sexualidade através de jogos lúdicos para o ensino fundamental
Autor(es): Fernandes, Luciléia Martins Lopes
Orientador(es): Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de
Assunto: Adolescentes - comportamento sexual
Atividades lúdicas
Educação sexual para a juventude
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 21-Ago-2013
Referência: FERNANDES, Luciléia Martins Lopes. O ensino de sexualidade através de jogos lúdicos para o ensino fundamental. 2013. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Falar sobre sexualidade ainda continua sendo um dos tabus sociais. O termo sexualidade nos remete a um universo onde tudo é relativo, proibido ou vergonhoso. É na adolescência que a sexualidade se mostra de forma mais intensa, na qual muitos jovens não orientados ou orientados inadequadamente se contaminam por diversas doenças sexualmente transmissíveis ou engravidam precocemente. As jovens com gravidez indesejada ou precoce abandonam o estudo contribuindo para a evasão escolar, então aqui se justifica este trabalho (tema) que será realizado em forma de minicurso. O minicurso será realizado em escola pública de Planaltina DF para 25 alunos do 9°ano, Ensino Fundamental. O instrumento de pesquisa será um questionário aplicado antes e depois do minicurso, além disso, os alunos participantes deverão ter o consentimento dos pais autorizando e dando ciência da participação dos seus filhos tanto no questionário aplicado quanto no minicurso, que será ministrado no horário inverso ao da aula. No minicurso os alunos terão a oportunidade de expor seus conhecimentos a cerca do tema e tirar duvidas já existentes e que surgiram com o decorrer no minicurso, trabalhar com estudo de caso, produção de jogos lúdicos e construção de painéis. Com esta proposta esperamos que haja maior esclarecimento sobre a temática, bem como mudanças de atitudes que favoreçam o bem-estar e a saúde dos jovens e adolescentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons