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Título: Desafios e possibilidades do ensino de crianças com autismo
Autor(es): Pereira, Sarah Grace Maciel
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Educação especial
Crianças deficientes - educação
Autismo em crianças
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 21-Ago-2013
Referência: PEREIRA, Sarah Grace Maciel. Desafios e possibilidades do ensino de crianças com autismo. 2013. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2000) define o autismo como um Transtorno Global do Desenvolvimento, caracterizado por alterações ou anormalidades no desenvolvimento infantil, detectado até o terceiro ano de vida. Apesar da variabilidade de características que compõem o transtorno, é importante salientar que grande parte das crianças que são diagnosticadas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) não apresenta deficiências em todas as áreas do desenvolvimento, dependendo do ambiente familiar e social, pode ser que ocorra ou não um maior desenvolvimento de suas habilidades comportamentais. O objetivo deste trabalho foi identificar e descrever as metodologias de ensino para a mediação do conhecimento a crianças autistas em um centro de ensino especial do Distrito Federal, com vistas à inclusão, bem como identificar os desafios e possibilidades envolvidos no processo mediacional. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro professores e aplicado um questionário para a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento (CEA). Os resultados evidenciaram que o centro trabalha com alunos autistas que apresentam grave comprometimento, por isso, as mediações com vistas à inclusão, entendida como o ingresso e permanência do aluno autista na sala regular, parecem não ser o foco principal do trabalho da instituição. O foco, segundo a coordenadora e os professores, centra-se na autonomia do aluno autista, por isso, a escola utiliza o currículo funcional. Quanto às facilidades de se ensinar autistas, os professores destacaram a relação professor-aluno; quanto às dificuldades, destacaram a falta de estrutura da escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
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